quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jovem cria projeto para dar descarte correto a pilhas e baterias em Mallet



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV Imagem: Divulgação


Uma jovem de 22 anos que mora em Mallet, na região dos Campos Gerais do Paraná, desenvolveu um projeto para coletar pilhas e baterias de celulares usadas. A iniciativa consiste em recolher os materiais e dar a correta destinação a eles.
“A ideia surgiu de um trabalho de escola, quando eu pesquisei sobre pilhas e baterias de celular. Com o estudo, percebi o mal que elas podem causar ao nosso planeta e também à saúde”, explica Fabiana Selke.
Então, ela espalhou sozinha galões azuis identificados em pontos da cidade, principalmente no comércio. Depois de coletadas, uma empresa licenciada por órgãos ambientais competentes recolhe os materiais para dar a destinação final correta. “Eu fui atrás de parcerias com empresas e pedi o auxílio da prefeitura para me ajudar com o projeto”, conta a jovem.
Fabiana também produziu um folheto que explica os riscos do descarte incorreto. Se mal descartados, os materiais podem fazer mal à saúde – causar câncer, anemia e problemas neurológicos – e ao meio ambiente – contaminar o solo, as águas subterrâneas e os alimentos –, pois contêm metais pesados como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco e manganês.
Agora, a jovem pretende expandir o projeto para outros municípios da região.
Veja os pontos de coleta:
- Prefeitura de Mallet
- Cólégio Professor Dario Veloso
- Colégio Estadual do Campo Adão Sobocinski
- Escola Municipal Divino Espírito Santo
- Escola Estadual do Campo Fernando Moreira
- Escola Estadual Nicolau Copérnico
- Farmácia Sagrado Coração
- Mercado Móveis
- Posto Zaions
- Supermercado Banhiuk
- Supermercado Princival

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.