quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Mensagens de celular para serviços públicos de emergência poderão se tornar gratuitos



By: INTERVALO DA NOTICIAS


Está em fase final de tramitação na Câmara o projeto de lei (PL 5438/13) que estabelece a gratuidade de mensagens SMS de telefones celulares para serviços públicos de emergência.
A proposta, por isso, obriga as operadoras de telefonia móvel a repassar gratuitamente mensagens vindas de seus usuários. O texto acrescenta um artigo e um parágrafo a uma lei de 1997 (Lei nº 9.472/97) que regulamenta os serviços de telecomunicação.
O relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, onde o projeto foi aprovado, deputado Izalci, do PSDB do Distrito Federal, esclarece que a proposta também obriga os órgãos públicos a manter estrutura específica para receber essas mensagens.
"Não adianta só apenas determinar que seja feito de graça se essas instituições não tiverem instrumentos de receceber a mensagem imediata, né? Então esse projeto também obriga essas instituições a terem também uma estrutura para receber essas mensagens e tomar as providências de imediato."
Izalci alerta, no entanto, que a proposta pode ter dificuldades em ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, para onde foi encaminhada. A alegação é de que a União esteja invadindo as competências de estados e municípios.
No âmbito da Anatel, uma resolução de 2011já prevê o envio de mensagens gratuitas, mas após solicitação de cada um dos serviços de emergência em nome dos usuários. A resolução ainda prevê um grupo de trabalho com representantes das operadoras e serviços públicos de emergência para estabelecer os aspectos operacionais do envio desse tipo de mensagem. A resolução nunca foi pra frente em âmbito nacional. Apenas a polícia e os bombeiros em São Paulo solicitaram a implementação da medida. Em nota, a Anatel explica que a implementação exige investimentos dos órgãos públicos na infraestrutura necessária.
O projeto que estabelece a gratuidade de mensagens SMS de telefones celulares para serviços públicos de emergência é de autoria da deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.