terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A comunidade ucraniana ortodoxa comemora o Natal nesta terça



By: INTERVALO DA NOTICIAS

A comunidade ucraniana ortodoxa comemora o Natal nesta terça, 7 de janeiro, a partir das 9h, com a celebração de uma missa na Igreja de São Pedro e São Paulo na comunidade de Gonçalves Júnior. A diferença se deve ao fato de que os ucranianos adotam o calendário juliano para suas celebrações. O calendário juliano foi instituído em 46 antes de Cristo, segundo explica o padre Eugênio Guliewicz, e é seguido à risca pelos ortodoxos, sem nenhuma alteração.
O padre também passou nesta segunda (6) na Igreja Ucraniana Ortodoxa São Jorge, no bairro de Uvaranas, em Ponta Grossa, onde fez a bênção dos alimentos. A seguir, em Gonçalves Júnior, se reuniu com os paroquianos para fazer a oração e cantar o Kolyada – tradicional canto natalino. A bênção de alimentos ficou marcada para as 20h, de modo que, depois, pudessem partilhar a ceia.
“Esta data foi instituída pelo calendário Juliano no ano de 46 a.C. Se nós contarmos, dá 13 dias de diferença do Natal católico romano. Isso foi instituído pelo imperador Júlio César no ano 46 a.C. E nós, ortodoxos, levamos à risca este calendário Juliano instituído, sem nenhuma alteração até o dia de hoje”, explica o padre.
A diferença de 13 dias decorre do fato de que, quando foi instituído o calendário gregoriano – adotado pelos ocidentais, em 1582, a diferença entre os dois calendários era de dez dias e foi crescendo com o passar do tempo porque no calendário Juliano, os anos são bissextos de quatro em quatro anos, enquanto que no gregoriano, os anos seculares (1700, 1800 e 1900) não foram bissextos. A exceção foram os anos de 1600 e 2000, pois são múltiplos de 400 e, por isso, foram bissextos. Quem explica é Andreiv Choma.
Segundo o padre Eugênio, a diferença entre os calendários seguidos pela igreja católica romana e pela ortodoxa se origina com o grande Cisma, em 1054 depois de Cristo. “No princípio do cristianismo, havia só uma igreja una, santa, católica e apostólica. Os cinco grandes patriarcados – que eram o patriarcado de Jerusalém, de Antioquia, de Roma, de Constantinopla e de Alexandria. Todas essas caminhavam junto até o ano de 1054, quando houve o grande Cisma, a separação da igreja, que se rompeu em Católica Romana e Católica Ortodoxa”, detalha.
O padre explica que o dia 7 de janeiro equivale ao 25 de dezembro do calendário gregoriano e que, por isso, essa data não é guardada por eles, pois é um dia comum. No entanto, o dia 7 de janeiro é guardado como dia santo. A celebração também começa na véspera, com uma reza.
Depois da oração, é realizada a Cviata Vetcheria – a Santa Ceia – onde são servidos doze diferentes pratos típicos. Entre os ucranianos, também é costume convidar a família e os amigos para compartilharem esse momento. Durante a ceia, eles fazem o canto do Koliadá, em que saúdam o Deus Eterno (Bohr Predvichnyi).
A troca de presentes não é um costume tão evidente entre os ucranianos, conforme explica o padre, apesar de São Nicolau, a figura que deu origem ao nosso Papai Noel, ser bastante cultuado entre eles. O dia de São Nicolau é 6 de dezembro do calendário gregoriano (19, no calendário Juliano). “São Nicolau é um grande santo da igreja ortodoxa, porque ele tinha toda a sua fortuna, e ele vendeu todos os seus bens e saiu em dezembro compartilhar com as crianças. Ele ia casa por casa, mas ele deu o presente para todas as crianças, para compartilhar esse momento”, comentou.
Páscoa
Neste ano, a Páscoa coincidirá nos dois calendários e será celebrada em 20 de abril. Andreiv Choma explica que a celebração da Páscoa entre quem segue o calendário Juliano ocorre após a primeira lua cheia depois do equinócio da Primavera no hemisfério norte – equinócio de Outono aqui no Sul. Com o atraso de 13 dias no calendário, o equinócio que no calendário gregoriano é dia 20 de março, no Juliano é 2 de abril. Em alguns anos coincide, em outros não.
As datas coincidem a cada quatro anos, conforme o padre Eugênio. No próximo ano, serão quatro semanas de diferença entre a Páscoa do calendário gregoriano e a do Juliano. No ano seguinte, três. No ano consecutivo, duas e, por fim, coincide. 



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.