quinta-feira, 6 de outubro de 2011

JORNALISTA DA VOLTA AO MUNDO DE BICICLETA E PASSA POR PRUDENTÓPOLIS




Jornalista e ciclista esta dando a volta ao mundo de bicicleta e já passou por Prudentópolis e no qual ficou dois dias na cidade. Veja parte de sua descrisao de Prudentópolis em seu site. Mais em baixo esta os linck de seu diário por Prudentópolis.
Confira:
Hoje, segunda-feira dia 03 de outubro, o Projeto Rodas Livres comemora 1 mês de estrada. Trata-se, portanto, de um nosso desaniversário. Último dia em Prudentópolis, cidade na qual contei com muito apoio por parte da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Pela manhã, fui à séde da secretaria ver se descolava um carro para me levar a alguma das cachoeiras, a ver se gravava uma reportagem. Elas são o ponto alto do turismo local e famosas em todo o estado. Fui atendido pela Débora, que é quem tem nos dado a maior força, mas infelizmente não havia veículo disponível. Assim, disse-lhe que se acaso arranjasse algum que me ligasse… e fui. Segui para a lan-house onde passei a manhã tentando salvar minhas fotos deletadas do Picasa. Já havia feito isso ontem… foram 5 horas de computador, mas não deu certo. Então hoje tentei tudo novamente – debalde entretanto.  Desisti. Preciso formatar o meu cartão SD, porque depois de tê-lo varrido em busca de fotos deletadas ele passou a se comportar de maneira errática e perdi a confiança. Preciso dele funcionando perfeitamente, como vinha sendo até agora. Adeus de vez fotos tiradas até aqui… Valeu, Ilza, pela dica. Mas no meu caso não virou.
Almocei num self-service fraquinho, defronte à rodoviária, e fui para o hotel recarregar um pouco a bateria do smartphone (e a minha também). Recebi um telefonema muito legal, da Claudia, que ajudou bastante a espantar a solidão que às vezes bate. E logo chegava um rapaz me procurando, para me levar ao Salto Barão do Rio Branco, uma das mais próximas. Era o Sérgio, gente fina, descendente de ucranianos como a maior parte da população da cidade e que na verdade estava substituindo sua esposa – ela sim guia turística.  Fomos até a cachoeira, que é magnífica, e foi bem legal porque pude gravar uma matéria aproveitando para entrevistá-lo, enquanto um natural da terra. Missão cunprida, subimos de volta os 478 degraus e dali visitamos uma segunda, dois quilômetros adiante no meio do mato, mais baixa porém mais larga. Chegando ao centro, fui informado pelo Sérgio de que o valor do passeio (R$ 100,00) estava correndo por minha conta. Uau! Como assim? Eu estava certo de que esta era outra cortesia da secretaria, assim como foram o hotel e a churrascaria. Hoje em dia este é um valor que faz uma enorme diferença no orçamento… Então fomos à sede da secretaria, onde pude esclarecer a situação com a Débora. É… de fato não havíamos combinado direito esse detalhe e o pagamento cabia a mim. Confesso que fiquei sacaneado, mas o Sérgio – finíssimo – amenizou a situação cobrando-me apenas o custo do combustível (R$ 30,00). Foi o preço que paguei para aprender mais uma lição, a de que não se deve deixar nada por esclarecer. Apesar deste detalhe, sou imensamente grato à secretaria, à Prefeitura, ao secretário e à Debora pela excelente acolhida. Conto essa história apenas porque é pitoresca e é de histórias pitorescas que vive este blog. Agora, portanto, estou de volta à lan-house para subir as fotos e videos feitos hoje, preparando o terreno para formatar o cartão. Brrrr…. essas coisas me dão medo. Foi numa dessas que melei todo o trabalho fotográfico feito até agora. Mas vivendo e aprendendo. Amanhã, espera-me novo desafio: vencer os 83 quilômetros que me separam de Guarapuava, sendo que no meio do caminho há uma serra. Estudando-a, assustei-me: veja a altimetria (a linha superior é para ser lida da direita para a esquerda… é a estrada e sua quilometragem. A inferior deve ser lida da esquerda para a direita e é a que interessa… trata-se da altimetria do trecho, ou seja, o perfil da estrada. A serra começa no km 17.5. As diferentes cores representam os diferentes percentuais de angulação, conforme a tabela localizada entre uma linha e outra) :
RESUMO CICLÍSTICO:
DATA: 03. Outubro. 2011 / Segunda-feira (1 mês de estrada)
LOCAL: Prudentópolis, Paraná (Brasil), ALTITUDE: 840m
POUSOS: 12
TEMPO: Dia quente, nublado pela manhã e sol aberto à tarde. Sem chuva
TEMPERATURA: 10ºC a 26ºC
KMs PEDALADOS HOJE: 0 km
MÉDIA: -
VELOCIDADE MÁXIMA: -
HORÁRIOS PARTIDA / CHEGADA: – / -
OCORRÊNCIAS: nada
TOPOGRAFIA: região montanhosa
CONDIÇÃO FÍSICA: Excelente.
DIAS DE ESTRADA: 31
DIAS PARADO (em reportagem, turismo ou descanso): 21
KMs PEDALADOS ACUMULADOS: 682 km
QUILOMETRAGEM TOTAL PERCORRIDA (inclui ar + mar): 682 km
Veja as matérias completas sobre sua passagem por Prudentópolis

Texto: Elcio Thenorio  – Foto:  Elcio Thenorio
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade FM (87,9) – http://www.radiocidade87fm.com.br/link.html  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.