quinta-feira, 6 de outubro de 2011

INGRESSOS TERÃO QUE SER VENDIDOS PELA INTERNET


Está na pauta da Comissão de Defesa do Consumidor projeto do deputado Marcelo Matos, do PDT do Rio de Janeiro, que obriga a venda de metade dos ingressos de eventos culturais e esportivos pela internet (PL 1182/11). O relatório do deputado Deley, do PSC do Rio de Janeiro, estabelece a obrigação da medida para eventos que superem dez mil lugares. "A gente tá cansado de ver esses grandes eventos trazendo tumulto. Quantas vezes a gente vê o pobre do torcedor na fila, chega meia noite, quatro da manhã e é maltrado para adquirir o ingresso. Então a gente acaba obrigando os promotores a criar esse mecanismo." O texto também estabelece regras em relação à cobrança de taxa de entrega. Segundo o diretor de marketing da Ingresso Rápido, empresa que vende ingressos de eventos pela internet, Ricardo Azevedo, o fim da cobrança apenas confirma uma tendência do mercado. "O mercado está amadurecendo nesse aspecto e eu não vejo mais a conveniência e as suas taxas como algo que se deva se preocupar. Hoje nem é mais uma tendência. A conveniência hoje é uma realidade no mercado." A venda pela internet geralmente é realizada por um prestador de serviço contratado pelo promotor do evento, que inclui uma taxa no valor do ingresso. Se o texto virar lei, quem descumprir a norma pode sofrer sanções do Código de Defesa do Consumidor. Além de facilitar a compra de ingressos, a proposta também combate a ação dos cambistas. O texto limita a compra pela internet de cinco ingressos por pessoa, que será identificada pelo número do CPF. Após análise na Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça.

Texto: Luiz Cláudio Canuto (Radio Câmara) – Divulgação
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade FM (87,9) – http://www.radiocidade87fm.com.br/link.html  

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