É um espelhinho que não passa muito de 15cm de largura por 5cm de altura, mas Sebastian Vettel continua dominando a receita para colocar os outros 23 carros da Fórmula 1 ali dentro. No treino classificatório de sábado para o GP da Europa, o alemão manteve a rotina, voou com 1m36s975 e, pela sétima vez em oito corridas neste ano, vai largar olhando todos os adversários pelo pequeno retrovisor da sua RBR. A polêmica mudança nas regras de mapeamento dos motores, que em tese prejudicaria a equipe austríaca na corrida, não impediu a dobradinha no treino para compor a primeira fila. Ao lado de Vettel larga o companheiro Mark Webber, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Dono da casa, o espanhol Fernando Alonso sai em quarto com sua Ferrari, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, que na última volta tomou a quinta posição da McLaren de Jenson Button. Rubens Barrichello, da Williams, larga na 13ª posição.
A um minuto do fim do Q1, Massa chegou a ter o 17º melhor tempo, o último dos que se classificariam para o Q2. O brasileiro, no entanto, usando pneus macios, pulou para o topo da lista com 1m38s413, bem à frente dos rivais. O espanhol Jaime Alguersuari, da STR, não conseguiu avançar para a segunda fase do treino e se juntou a Heikki Kovalainen (Lotus), Jarno Trulli (Lotus), Timo Glock (MVR), Vitantonio Liuzzi (Hispania), Jerome D’Ambrosio (MRV) e Narain Karthikeyan (Hispania), sem grandes surpresas. A 7m59 do fim do Q2, o venezuelano Pastor Maldonado viu o câmbio da sua Williams ficar travado em segunda marcha e, com o carro atravessado na pista, forçou uma bandeira vermelha. Os ficais entraram, o reboque foi acionado e, cinco minutos depois, o treino recomeçou.
Àquela altura, Schumacher, Heidfeld, Sutil, Di Resta e Barrichello lutavam pelas três últimas vagas na superpole. Rubinho andava bem, mas sua esperança acabou com um erro na freada da última curva. O brasileiro ficou fora da parte final da disputa, com a 13ª posição do grid. A única surpresa ficou por conta do russo Vitaly Petrov, da Renault, que não conseguiu passar com o tempo de 1m39s068. Avançaram Vettel, Hamilton, Button, Alonso, Webber, Schumi, Rosberg, Massa, Heidfeld e um surpreendente Adrian Sutil, que levou sua Force India pela primeira vez ao grupo dos dez melhores.
Veja como ficou o grid de largada do GP da Europa:
1. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m36s975
2. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m37s163
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s380
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m37s454
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m37s535
6. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s645
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m38s231
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m38s240
9. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m38s781
10. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m39s034
2. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m37s163
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s380
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m37s454
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m37s535
6. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s645
7. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m38s231
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m38s240
9. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m38s781
10. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m39s034
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m39s068
12. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m39s422
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s489
14. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m39s525
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m39s645
16. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m39s657
17. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m39s711
12. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m39s422
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s489
14. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m39s525
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m39s645
16. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m39s657
17. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m39s711
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m40s232
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m41s664
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m42s234
21. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m42s553
22. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m43s584
23. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m43s735
24. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m44s363
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m41s664
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m42s234
21. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m42s553
22. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m43s584
23. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m43s735
24. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m44s363
Texto: GloboEsporte – Foto: GloboEsporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.