terça-feira, 21 de junho de 2011

Fuga de presos em Irati



Na tarde de ontem, 19, por volta das 13h30, 11 presos fugiram pelo solário da Delegacia de Polícia Civil de Irati.  Após buscas na área central e nos bairros, dois detentos foram encontrados no interior  do cemitério municipal. Jeferson Gesser da Silva e Jair Rubens de Freitas foram apreendidos e conduzidos de volta à carceragem. Já os outros nove foragidos Adilson Antonio dos Santos, Anderson Marcelo de Oliveira, Cleber da Silva Bento Rodrigues, Gabriel Gonçalves, Gilson Padilha, Gilson Pretico, Grison de Oliveira Miranda, Noel Padilha e Osvaldo Britriz Ortega continuam desaparecidos.
Segundo o novo delegado chefe da Delegacia de Polícia Civil Jorge Luiz Wolker após um levantamento foi constatado que a maioria dos foragidos são de outras regiões do País, como Rio de Janeiro e São Paulo e também do exterior (Paraguai) que respondem processo por tráfico de entorpecentes. Por isso, Wolker alerta para que a população esteja atenta para atitudes suspeitas de pessoas no estacionamento de postos de combustíveis ou pedindo carona às margens de rodovias.
“Penso que eles um dia serão presos, porque eles constam no sistema que é online no Brasil inteiro. Qualquer lugar que estiverem dirigindo um veículo irá constar que eles têm um mandado de prisão”, avalia Wolker.
Medidas de segurança serão tomadas, diz delegado
Wolker revela que algumas medidas de segurança serão tomadas a partir de agora para evitar que novas fugas ocorram. A principal delas será a instalação de chapas, grades, sensores de alarme, concertina e um sobre solário que irá inviabilizar qualquer tentativa de fuga dos detentos. “Essa cadeia foi construída no início da década de 1950 e foi feito alguns arranjos. Ela necessita urgentemente que sejam feitos alguns reparos no sentido de dar mais segurança. Pretendemos colocar um sistema mais seguro no solário que irá inviabilizar qualquer tentativa de fuga de presos. Vamos chapear e colocar um sobre solário que é uma gaiola que inviabiliza a saída dos detentos”, conta,
Já na parte mais antiga do prédio deverá ser colocado um cinturão de aço com chapas do lado de fora para evitar que sejam feitos buracos na parede da Delegacia. “Num segundo momento, iremos colocar um calçadão e um muro de arrimo na parte externa evitando que sejam feitos buracos para sair para o lado de fora”, afirma Wolker.
Banho de Sol
Outra mudança anunciada pelo Delegado será no horário do chamado “Banho de Sol”. A partir de agora, o horário será dividido com as mulheres (que não tinham direito a regalia). “Antes eles ficavam o dia todo no solário agora nós vamos dividir com as mulheres, meio expediente para cada um. As mulheres ficarão na parte da manhã e eles [homens] no período da tarde. Outra mudança poderá ocorrer no final de semana, mas ainda estamos estudando o que será feito”,explica.
Texto: RadioNajua – Foto: RadioNajua
Programa Cidade Noticias (12:00 as 13:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.