quarta-feira, 5 de abril de 2017

PM de Irati recebe novas viaturas e armamento



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Tadeu Stefaniak (Rádio Najuá)

A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu do Governo do Estado duas novas viaturas Toyota Etios, que vão reforçar o policiamento ostensivo e preventivo no município de Irati. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã de sexta (31), na Rua Dr. Munhoz da Rocha, no centro da cidade. Na oportunidade, também foram apresentadas as carabinas 556 recebidas do governo estadual, armas de grande poder de fogo e precisão, que serão utilizadas em toda a circunscrição da 8ª CIPM, que abrange dez municípios.
As viaturas repassadas pelo governo estadual já foram usadas pela Polícia Militar no litoral paranaense, durante a Operação Verão. O Major Joas Marcos Carneiro Lins, comandante da 8ª CIPM, enaltece o papel do prefeito Jorge Derbli na mediação junto ao governo do Estado que, através da Casa Civil e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, contemplou o município de Irati com as viaturas.
Além disso, Joas destaca a importância de receber armamento de grosso calibre que, somado ao equipamento já utilizado pelos policiais, aumenta o poderio de fogo para fazer frente e combater quadrilhas organizadas que vinham aterrorizando cidades em todo o Paraná e intimidando policiais em destacamentos, em especial aqueles que vinham arrombando caixas eletrônicos com explosivos e maçaricos. O Major ressalta também as recentes operações policiais de combate ao crime organizado que culminaram com a morte de bandidos em confrontos armados com a PM. Segundo Joas, depois desses episódios recentes, policiais receberam treinamento para a utilização de armamento mais pesado.
Segundo Joas, a Companhia recebeu, ainda, materiais para o chamado “uso progressivo da força”. Nas técnicas de abordagem, o uso de munição letal fica em último plano, explica o Major. Por isso, a 8ª CIPM recebeu o spray de pimenta – que é armamento não-letal – e os policiais receberam treinamento para utilizá-lo quando for adequado, de modo a preservar os direitos humanos, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.
As duas viaturas recebidas nesta sexta (31) são locadas. Conforme o secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Júnior, já foi licitada a aquisição de mais 1,2 mil viaturas para todo o Paraná, em maio. Cada um dos municípios da região deverá receber pelo menos uma. De acordo com Artagão, essas novas viaturas integram toda a força de segurança do Estado e serão distribuídas entre a PM, Polícia Civil e Bombeiros.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança, Luiz Carlos Ramos (Bola), comemora o atendimento das demandas que o município apresenta nesse setor perante o Estado. Segundo ele, ainda que com alguma demora, essas demandas agora têm sido atendidas em bloco. Ramos anuncia que o próximo passo do Conselho de Segurança de Irati (CONSEG) será uma mobilização para tentar elevar o 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Irati à condição de Grupamento. Além disso, o avanço nas tratativas para a implantação da Delegacia Cidadã e da antiga demanda pela sede própria da 8ª CIPM.
Autoridades presentes
A cerimônia de entrega das viaturas e do armamento foi prestigiada por autoridades civis e militares: o comandante da 8ª CIPM, Major Joas Marcos Carneiro Lins; o prefeito de Irati, Jorge Derbli; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Valdir Rossoni; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Júnior; oficiais e praças da 8ª Companhia e do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Irati, imprensa e população.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.