quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Homem contou para a PM, o motivo de ter matado sua esposa no interior de Guamiranga

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A idosa Izema de Oliveira Peron, de 72 anos, foi morta pelo próprio marido dentro de casa no Guamirim em Guamiranga, na região central do Paraná, nesta terça (19)
As informações são da Polícia Militar (PM), que prendeu o idoso de 77 anos em flagrante.  
Continua depois da publicidade
"Em conversa com o marido da vítima, esse relatou ter asfixiado sua esposa, pois os dois vêm brigando há vários anos, e acabou ocorrendo esse homicídio", informou a PM.
A Polícia Civil está investigando o caso e afirma que trata o crime como feminicídio. O nome do suspeito não foi revelado e o g1 tenta identificar a defesa dele.  
MATÉRIA RELACIONADA:

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

BINO TABACOS E AGRÍCOLA AGROBINO - PRUDENTÓPOLIS E VÁRIAS FILIAIS NO PARANÁ

Bino Tabacos e Agrícola Agrobino com a matriz em Prudentópolis com várias filiais no Paraná.
Sempre paga o melhor preço para você que está vendendo a sua safra de fumo ou feijão.
É gente da nossa terra o ano inteiro com você.
Endereço: Marginal da BR-373 no Km 266 em frente da passarela.
Fone: (42) 3446-6181 ou (42) 9 8816-5180.
Filiais: Imbituva, Ivaí, Palmeira e Rio Azul

Unicentro não deve repetir falhas constatadas pelo TCE-PR em testes seletivos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TCE/PR Imagem: Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná recomendou que a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) não reproduza, nos editais de seus testes seletivos, as disposições irregulares constantes dos editais números 159/22, 21/23 e 70/23 - Dircoav/Unicentro. A recomendação foi expedida no processo em que o TCE-PR julgou procedente Representação formulada pela sua Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) em face da instituição de ensino superior.
A 2ª ICE apontara que houve valoração inconsistente da experiência profissional nas provas de títulos de todos os cargos temporários em disputa nos testes seletivos regidos por aqueles três editais, promovidos pela Unicentro para prover a ocupação temporária de funções de alguns cargos efetivos.
Esses cargos eram disputados no Concurso Público nº 158/22, que fora suspenso cautelarmente em 15 de dezembro de 2023 por despacho do conselheiro Ivan Bonilha. O certame prevê o preenchimento de 47 cargos públicos de nível médio e oito de nível superior para diversas áreas na instituição de ensino superior sediada em Guarapuava.
Continua depois da publicidade
Irregularidades
O TCE-PR julgou irregulares a inconsistência dos critérios de aferição das atividades profissionais legitimadas à pontuação na prova de títulos; e a irrelevância da experiência profissional específica em instituições de ensino superior para cargos de técnico administrativo - nível médio de escolaridade.
O Tribunal também desaprovou a pontuação de curso de graduação sem especificação de área, para as funções de técnico em enfermagem e técnico em laboratório de Química, conforme o Anexo III do Edital nº 159/22; e para as funções de instrumentista musical, técnico em enfermagem, técnico em laboratório de Biologia e técnico em laboratório de Química, conforme Anexo III do Edital nº 70/23.
Os conselheiros julgaram imprópria, ainda, a pontuação de curso de graduação, especialização, mestrado e doutorado para a função de técnico administrativo - agente universitário de nível médio sem função especializada -, conforme o Anexo IV do Edital nº 159/22, o Anexo III do Edital nº 21/23 e o Anexo IV do Edital nº 70/23.
Finalmente, o TCE-PR desaprovou a pontuação de experiência no ensino superior não relacionada às atribuições, para a função de analista de informática, conforme o Anexo III do nº Edital 21/23; e a pontuação de curso de graduação, especialização, mestrado e doutorado sem especificação de área, para a função de analista de informática, conforme o Anexo III do Edital nº 21/23.
Decisão
Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha concordou com a 2ª ICE quanto à procedência da representação. Ele afirmou que foram confirmados os indícios de possíveis ilegalidades na valoração da denominada experiência profissional nas provas de títulos de todos os cargos em disputa no concurso público suspenso e nos testes seletivos realizados em razão dessa suspensão.
Continua depois da publicidade
Bonilha reafirmou as principais falhas apontadas nos instrumentos convocatórios: primazia ao tempo de atuação profissional sem maior preocupação em assegurar a verdade material das informações apresentadas pelos candidatos, com as características das atividades efetivamente desempenhadas em sua trajetória profissional e com a pertinência delas com aquelas inerentes ao cargo público pretendido; e vantagem a candidatos que tenham trabalhado, estagiado ou feito residência técnica em instituição de ensino superior, mesmo em casos nos quais as tarefas a serem desempenhadas no cargo público se mostram, em princípio, comuns a outras organizações ou dispensam formação de nível superior.
Dessa forma, o relator ratificou a conclusão de que tais vícios poderiam vir a favorecer "a classificação de grupos específicos de candidatos que se valeriam das ambiguidades e subjetividades de conceitos como ?atribuições inerentes à função' e da valorização tecnicamente imotivada de tempo de serviço no ensino superior".
Os conselheiros aprovaram por unanimidade o voto do relator, por meio da Sessão de Plenário Virtual nº 20/24 do Tribunal Pleno do TCE-PR, concluída em 24 de outubro. A decisão, contra a qual cabe recurso, está expressa no Acórdão nº 3514/24 - Tribunal Pleno, disponibilizado em 31 de outubro, na edição nº 3327 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Confira a receita da melhor merenda do PR, onde a ganhadora é de Prudentópolis

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
Charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão, pão de talos e folhas, maionese de batata-doce e feijoada poveira. Feitos com ingredientes variados, com produtos da agricultura familiar, esses foram os pratos premiados no concurso Melhor Merenda do Paraná, iniciativa inédita no Estado, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
O anúncio das vencedoras, escolhidas entre 32 finalistas, foi feito nesta segunda-feira (18) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior que recebeu as merendeiras para um almoço no Palácio Iguaçu. 
Continua depois da publicidade
Hoje vamos trazer a receita para você poder fazer na sua casa.
A grande campeã foi Clarice Iaciuk Costa Rosa, do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei da Barra Bonita em Prudentópolis. Para criar a receita vencedora, ela usou da criatividade para mesclar a tradição ucraniana da cidade com a vocação regional do município, maior produtor do Brasil de feijão preto. 
Desta mistura surgiu o charuto de couve com arroz cozido em caldo de feijão, que é uma adaptação dos holubtsi, os charutos ucranianos, mas com o toque brasileiro de Prudentópolis, a Capital Nacional do Feijão Preto. “Sou de família ucraniana, assim como a maioria dos alunos da nossa escola. A ideia veio a partir desta tradição”, disse Clarice.
A criatividade para criar os pratos, segundo Clarice, é exercitada diariamente, tanto na cozinha da escola, quanto em casa. “Meu marido brinca comigo que eu fico em casa inventando os cardápios. Desde criança eu amo cozinhar. Faço isso todos os dias como se fosse o primeiro”, disse.
São 12 anos dedicados às merendas, que são feitas com alimentos da agricultura familiar e também da horta da escola, mantida pelos alunos. “Minha maior alegria é cozinhar para aquelas crianças. São mais de 400 refeições diárias, feitas com muito amor e dedicação”, afirmou.
RECEITA
INGREDIENTES
- dois maços de couve;
- 5 xícaras de caldo de feijão;
- 3 xícaras de arroz polido ou orgânico;
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 maço de cheiro verde;
- 1 cebola;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de sopa de óleo;
Continua depois da publicidade
MODO DE PREPARO
Recheio
Em uma frigideira, frite o alho e a cebola em óleo e acrescente o caldo de feijão e o arroz. Deixe ferver por 35 minutos em fogo baixo e depois coloque o cheiro verde.
Charutos
Lave as folhas de couve em água corrente e retire o talo mais grosso. Ferva a água em uma panela e mergulhe as folhas por 30 segundos - assim, as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutos. Coloque uma colher de recheio em cada folha de couve, dobre as laterais para dentro enrole até o final.
Coloque os charutos um ao lado do outro em uma panela até cobrir todo o fundo. Em seguida, acrescente outras camadas até preencher a panela. Coloque a maior quantidade possível por camada para que não abra na hora de cozinhar.
Em seguida, acrescente 2 xícaras de água, uma colher de sal, um dente de alho inteiro, uma cebola cortada ao meio e quatro colheres de óleo. Deixe ferver por 35 minutos ou até a água evaporar e bom apetite! 
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE