sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Veja como bloquear ligações de telemarketing; mais de 330 mil paranaenses usam a função

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Amanda Koiv/Celepar
Mais de 331 mil pessoas usam o sistema estadual de bloqueios de ligações de telemarketing para evitar chamadas indesejadas no telefone. O Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT) pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas.
O cadastro não permite restringir empresas específicas. Ele abrange todas as empresas de telemarketing, incluindo aquelas que prestam serviços para instituições bancárias. Após a solicitação, o bloqueio entra em vigor em até 30 dias.
Se as ligações permanecerem, o usuário pode registrar uma reclamação na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) com informações da data, hora e nome da empresa responsável pela ligação. 
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As empresas de telemarketing também podem conferir quais números estão bloqueados e, portanto, não devem receber ligações pelo sistema. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as multas por violar essas regras podem variar de R$ 900 a R$ 12 milhões.
Veja como bloquear ligações indesejadas de telemarketing

  • Para o bloqueio, é preciso registrar o(s) número(s) de telefones, fixo ou móvel do consumidor no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing;
  • A solicitação pode ser feita pelo site do programa, pelo telefone (0800 41 1512) ou em umas das sedes do Procon do estado.
  • É preciso fornecer os seguintes dados: nome, nº do RG e CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e e-mail.
  • O cadastro e o acesso são totalmente gratuitos.
Veja passo a passo pela internet:
1 - Para fazer a solicitação do bloqueio, o consumidor precisa ter cadastro na Central de Segurança do Paraná, que pode ser feito na aba "Ainda não sou cadastrado". Acesse o site AQUI.
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2 - Em seguida, o usuário deve escolher o tipo de cadastro - pessoa física ou jurídica - para o direcionamento do bloqueio. 
3 - Por fim, nos dois tipos de cadastro, o consumidor precisa registrar as informações pessoais e adicionar os números de telefones desejados para a restrição de ligações de telemarketing. 

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