sábado, 13 de maio de 2023

Ministro dos Transportes divulga desconto aplicado em tarifas de pedágio que vão a leilão no lote 1 da nova concessão no Paraná; Lote é na nossa região: confira

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
O ministro dos Transportes Renan Filho divulgou os descontos aplicados nos valores das tarifas base que vão à leilão por praça de pedágio do lote 1 de rodovias no novo modelo do Paraná. Nesta sexta-feira (12), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de licitação do lote. Confira abaixo na tabela
O lote compreende 473 km de rodovias, com trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. 
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São cinco praças de pedágio. Na tabela abaixo, o g1 mostra os valores que vão a leilão de cada uma delas e o desconto que foi aplicado em relação ao último valor praticado quando chegaram ao fim os contratos das antigas concessões.
Também é importante frisar que, apesar dos valores e do desconto a serem definidos no leilão, as tarifas reais que serão cobradas nas praças de pedágio, quando elas voltarem a operar, serão as definidas em leilão corrigidas pela inflação. A inflação acumulada será a do período entre outubro de 2021 e a data em que a empresa assumir a gestão da rodovia.
A expectativa é que a empresa vencedora assine o contrato até 29 de dezembro deste ano. 
Ainda conforme edital, está previsto um degrau tarifário. Isto é, após as obras previstas serem realizadas pelas empresas, as concessionárias podem aumentar a tarifa em até 40%. A alta será proporcional à execução.
De acordo com o ministro Renan Filho, a cobrança para motoristas será iniciada apenas quando a concessionária cumprir obrigações contratuais, como execução de obras de manutenção e recuperação de asfaltos.
Desconto para usuários frequentes
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De acordo com edital da ANTT, a nova concessão terá desconto na tarifa de pedágio para usuários frequentes, de forma progressiva.
O benefício será aplicado a partir da 20ª até a 30ª viagem por mês do motorista, com os seguintes percentuais: 
O contrato de concessão será de 30 anos, com previsão de que as cinco praças de pedágio sejam restauradas e modernizadas.
Também estão previstos 344 km em obras de duplicação, 210 km de faixas adicionais, 38 km de terceiras faixas e 41 km em vias marginais. O projeto contempla, ainda, 11 passarelas e 60 paradas de ônibus.
A ANTT afirmou, também, que as rodovias deverão ter nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU). Estas bases terão 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado.
O edital prevê, ainda, que seja disponibilizado pontos de parada para descanso de caminhoneiros. 
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Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 1 estão:

  • Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
  • Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
  • Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
  • Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
  • Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
  • Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
  • Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
Tarifas base de pedágio e descontos previstos no lote 1 da nova concessão no Paraná
Praça de pedágio Quanto custavam quando acabou a concessão Valor do edital, que vai a leilão
São Luiz do Purunã (BR-277) R$ 9,60 R$ 9,19
Lapa (BR-476) R$ 15,30 R$ 12,11
Porto Amazonas (BR-277) R$ 15,30 R$ 11,57
Imbituva (BR-373) R$ 13,40 R$ 10,60
Irati (BR-277) R$ 13,40 R$ 10,80

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