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INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR – Imagem: DivulgaçãoO ministro dos Transportes Renan Filho divulgou os descontos aplicados
nos valores das tarifas base que vão à leilão por praça de pedágio do lote 1 de rodovias no novo modelo do Paraná. Nesta sexta-feira (12), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de licitação do lote. Confira abaixo na tabela.
O lote compreende 473 km de rodovias, com trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais.
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Também é importante frisar que, apesar dos valores e do desconto a serem definidos no leilão, as
tarifas reais que serão cobradas nas praças de pedágio, quando elas
voltarem a operar, serão as definidas em leilão corrigidas pela inflação. A inflação acumulada será a do período entre outubro de 2021 e a data em que a empresa assumir a gestão da rodovia.
A expectativa é que a empresa vencedora assine o contrato até 29 de dezembro deste ano.
Ainda conforme edital, está previsto um degrau tarifário. Isto é, após
as obras previstas serem realizadas pelas empresas, as concessionárias
podem aumentar a tarifa em até 40%. A alta será proporcional à execução.
De acordo com o ministro Renan Filho, a cobrança para motoristas será
iniciada apenas quando a concessionária cumprir obrigações contratuais,
como execução de obras de manutenção e recuperação de asfaltos.
O benefício será aplicado a partir da 20ª até a 30ª viagem por mês do motorista, com os seguintes percentuais:
O contrato de concessão será de 30 anos, com previsão de que as cinco praças de pedágio sejam restauradas e modernizadas.
Também estão previstos 344 km em obras de duplicação, 210 km de faixas
adicionais, 38 km de terceiras faixas e 41 km em vias marginais. O
projeto contempla, ainda, 11 passarelas e 60 paradas de ônibus.
A ANTT afirmou, também, que as rodovias deverão ter nove bases de
Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU). Estas bases
terão 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado.
O edital prevê, ainda, que seja disponibilizado pontos de parada para descanso de caminhoneiros.
- Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis;
- Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio;
- Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
- Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
- Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
- Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
- Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
Praça de pedágio | Quanto custavam quando acabou a concessão | Valor do edital, que vai a leilão |
São Luiz do Purunã (BR-277) | R$ 9,60 | R$ 9,19 |
Lapa (BR-476) | R$ 15,30 | R$ 12,11 |
Porto Amazonas (BR-277) | R$ 15,30 | R$ 11,57 |
Imbituva (BR-373) | R$ 13,40 | R$ 10,60 |
Irati (BR-277) | R$ 13,40 | R$ 10,80 |
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