sexta-feira, 4 de setembro de 2020

“Quem vai decidir o 5G sou eu”, diz Bolsonaro sobre internet móvel no país

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: METROPOLES Imagem: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (3/9) que será ele quem irá decidir pela implementação do 5G no Brasil.
O 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e “conversa” entre equipamentos de comunicação. A implementação da nova rede se tornou uma disputa entre os Estados Unidos e a China.
“Olha só, temos o negócio do 5G pela frente.
Continua depois da publicidade
Deixar bem claro: quem vai decidir o 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí não. Eu vou decidir o 5G”, afirmou Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
O presidente também afirmou que conversa com autoridades do governo e com o governo norte-americano para implementar a rede no Brasil.
“Não é da minha cabeça apenas. Eu converso com o general Augusto Heleno, do GSI, converso com Ramagem, que é chefe da Abin, converso com o Rolando Alexandre que é o diretor-geral da Polícia Federal, com mais inteligência do Brasil, com gente mais experiente, converso com o governo americano, converso com várias entidades, governos de países, né, o que temos de pró e contra”, disse.
Atualmente, o Brasil só tem um aparelho de celular que suporta o 5G: o Motorola Edge. Além disso, a nova rede só será ativada em alguns bairros de apenas oito capitais do país.
Outro ponto ainda em discussão é que a implementação da rede não conta com toda a tecnologia prometida pela rede 5G. Quando implementada no país, será apenas uma fase inicial, na qual as operadoras poderão ativar o sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G.
Leilão e guerra comercial
Em fevereiro deste ano, a Anatel havia aprovado a proposta que libera o leilão do 5G no Brasil, o que possibilitaria que a concorrência fosse aberta ainda em 2020, mas por conta da pandemia do coronavírus, a expectativa é que o leilão ocorra apenas no ano que vem.
A implementação da nova rede móvel gerou um impasse na guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a impor restrições à empresa chinesa Huawei, que fornece tecnologia 5G, e disse que a companhia é uma “espiã”.
Continua depois da publicidade
Em maio deste ano, Trump prorrogou uma ordem executiva que impede empresas americanas de negociar com companhias que possam gerar “risco à segurança nacional”.
Pelo ato do presidente dos EUA, a medida valerá até 2021. A principal afetada pela decisão de Trump foi a empresa chinesa Wuawei.
O governo norte-americano tem deixado claro que não confia na tecnologia chinesa e que, no cenário do Brasil adotar o modelo da Huawei, não terá como manter parceria neste setor com o Brasil.
Em junho, o ministro da Casa Civil, Braga Netto, afirmou que a implementação da rede móvel no Brasil não deve levar em conta apenas critérios técnicos, mas também políticos.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.