By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS – Imagem: Divulgação
Com a mudança do protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que orientou os municípios paranaenses a realizarem o teste rápido sorológico em pessoas que sentiram sintomas gripais, o município de Irati registrou um caso de uma moradora que teve contato com o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas que é considerada como uma paciente recuperada da doença.
Continua depois da publicidade
O diagnóstico positivo passou a constar no Informe Epidemiológico estadual no sábado, 6. No boletim municipal, a iratiense é assinalada como um caso curado.“Se trata de uma mulher jovem que fez o teste rápido. Isso significa que já produziu anticorpos e que não representa mais perigo de contaminação e nem precisa de quarentena. Ela entrou em contato com o vírus e passou quase que sem sintomas”, afirma o enfermeiro Agostinho Basso, responsável pela Sala de Situação de Risco da Covid-19.
Já a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, relata que a jovem iratiense tinha apresentado sintomas gripais e permaneceu em isolamento por 14 dias. Inicialmente, o caso havia sido descartado por critério Clínico-Epidemiológico. Porém, ela foi notificada para realizar o teste rápido por conta da nova normativa da SESA.
Continua depois da publicidade
“Tendo em vista as alterações na nota técnica da SESA, todos os pacientes que procuraram atendimento médico com queixa de síndrome gripal, estão sendo convidados a realizar o teste rápido sorológico. O objetivo é saber se a pessoa já teve contato com o vírus Sars-CoV-2. Após a divulgação do boletim do dia 5, um paciente teve o resultado reagente no teste rápido. Trata-se de um paciente que apresentou sintomas no início de abril. Importante frisar que já é um paciente considerado recuperado”, ressalta Jussara.Conforme o boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde atualizado na noite de sábado, 6, Irati já teve 356 moradores notificados com síndromes gripais que receberam atendimento médico desde o início da pandemia em março. 225 pessoas já realizaram testes no município.
Continua depois da publicidade
Com informações da Rádio Najuá.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.