quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prefeita eleita, que é nora de Rossoni poderá não assumir cargo em Bituruna



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio Najua Imagem: Divulgação

De quatro em quatro anos os eleitores vão às urnas para escolher os novos prefeitos, vices e vereadores dos municípios brasileiros. Porém, isso não faz parte da realidade da cidade de Bituruna, no Sul do Estado. De 2008 até 2012 a população já foi convocada por três vezes para participar de um pleito. O fato que causa ainda mais indignação para os biturunenses é que novamente existe a possibilidade de ocorrer uma eleição suplementar na cidade. Isso porque a prefeita eleita, Catiane Andrioli Nhoatto Rossoni (PSDB), teve o registro de candidatura negado pelo Juiz Eleitoral da Comarca. Segundo a denúncia, ela não seria filiada ao partido por pelo menos um ano das eleições, uma das condições para validade da candidatura. O juiz eleitoral, Leonardo Souza, conta que a sentença está suspensa. De acordo com ele, existe um empenho dos tribunais para julgar esse tipo de caso até o fim de ano para que a posse dos novos prefeitos aconteça no dia 1º de janeiro. Caso a sentença seja mantida, a lei eleitoral indica que devem ocorrer novas eleições, complementa Souza.
Outros pleitos
Vale destacar que Remi Rossolin (PTB) foi eleito como prefeito de Bituruna em 2008. No entanto, ele não pode terminar sua administração após ser cassado no ano passado. Ranssolin teve as contas reprovadas durante sua primeira gestão na prefeitura de Bituruna, durante os anos de 2001 a 2004. Por esse motivo, em março do ano passado ele teve seu diploma cassado por violação das leis de responsabilidade fiscal e atos de improbidade administrativa.
Cassação do filho de Valdir Rossoni
Com a decisão os eleitores foram novamente às urnas. Em uma disputa acirrada, Rodrigo Rossoni (PSDB) venceu o candidato Carlos Roberto de Oliveira (Robertinho) e foi eleito prefeito. A diferença entre os dois postulantes ao cargo de prefeito foi de apenas 64 votos. Porém, a administração de Rodrigo apenas engatinhou na prefeitura. Após sete meses de mandato, o filho do deputado estadual, Valdir Rossoni, teve o mandato cassado por abuso de poder econômico na campanha. De acordo com a denúncia, Rodrigo teria contratado 528 cabos eleitorais. Hoje, Bituruna tem 11.224 eleitores, ou seja, o número de contratados representa mais de 4% do eleitorado da cidade. Após a condenação, Robertinho que ficou em 2º lugar na eleição suplementar assumiu o cargo. Na disputa das eleições 2012, Robertinho foi novamente candidato e mais uma vez encontrou um “Rossoni” no meio caminho. Dessa vez, ele concorreu contra Cathiane Rossoni, esposa de Rodrigo Rossoni. Com 5.840 votos, Cathiane foi eleita nas urnas, mas o povo não sabe se ela irá assumir a prefeitura.
"Funcionária Fantasma"
Catiane já teve o nome envolvido em outra polêmica recentemente. Ela foi citada em uma reportagem de um jornal de Curitiba por supostamente ser uma das funcionárias fantasmas de Valdir Rossoni. Outro fato que chama atenção foi à indicação da nora de Rossoni ao cargo de prefeita. Ela assumiu o posto de “cabeça de chapa” da coligação ‘O Trabalho Continua’ (PSDB, PPS, PSC, PTB, PSD, DEM e PSB), no lugar de José Inocêncio Rossoni, que renunciou a sua candidatura durante o período eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.