segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Catequistas de Prudentópolis recebe moção de parabenização



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: EDILSON KERNICKI (RÁDIO NAJUÁ) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

O Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus recebeu moção de parabenização, em sessão solene da Câmara de Prudentópolis, na segunda-feira (27). A instituição, que contribui para a evangelização e para manter a tradição ucraíno-católica, celebra 75 anos de fundação em 2015.
A professora Filomena Procek, presidente do Instituto, salienta que ele surgiu em meio à ditadura do governo de Getúlio Vargas, em 1940, mesmo ano em que o Brasil entra na II Guerra Mundial, a serviço dos interesses da Itália junto à Grã-Bretanha. “Vargas proibiu toda a manifestação cultural de qualquer grupo étnico e, muito mais, o uso da língua. Isso devido à política de Hitler, porque no Brasil tinha muitos alemães, em Santa Catarina, que Hitler queria tornar um estado alemão.
Para que isso não acontecesse, Getúlio Vargas proibiu as línguas estrangeiras. Podia se falar somente o português. A comunidade ucraniana sofreu muito com isso, porque os ucranianos sabiam falar sua língua, rezavam na sua língua, estudavam na sua língua e isso era proibido. Havia perseguições e inclusive os padres eram perseguidos por falarem na língua ucraniana”, explica.
Dentro desse contexto nada amistoso e receptivo à cultura estrangeira, chega ao Brasil o jovem sacerdote basiliano Cristóforo Myskiw.
“Enquanto ele dava assistência espiritual nas comunidades do interior de Prudentópolis, ele percebeu que o povo estava crescendo sem poder usar sua própria língua, sem poder manifestar sua cultura, porque os sacerdotes não tinham como trabalhar isso e as religiosas também não alcançavam essas comunidades”, relembra. MATÉRIA COMPLETA.
Confira as entrevistas:
Filomena:
Ouça aqui a entrevista.

Vereador Amilcar:
Ouça aqui a entrevista.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.