By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: FOLHA DE S PAULO – Imagem: Márcia Ribeiro (Folhapress)
Após a Justiça local ter dado uma liminar que "congelava" a expansão urbana numa área de recarga do aquífero Guarani em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), o TJ (Tribunal de Justiça) suspendeu a decisão a pedido da prefeitura.
Com isso, durou menos de um mês o "congelamento" da expansão urbana na zona leste da cidade, com o objetivo de proteger o aquífero –um dos maiores mananciais de água doce subterrânea do mundo.
A zona leste de Ribeirão é considerada área de recarga por ter um solo poroso, que permite que a água infiltre mais facilmente até chegar ao aquífero. Em 2012, um estudo apontou que, em 80 anos, o nível do aquífero havia baixado 70 metros na cidade.
"É uma contradição inexplicável. No relatório que embasou os estudos [para o pedido de 'congelamento'] consta assinatura do secretário de Infraestrutura, de Planejamento, e uma foto da prefeita [Dárcy Vera, PSD] parabenizando pelo trabalho feito. E agora recorre?", questionou o promotor Luís Henrique Paccagnella, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente). MATÉRIA COMPLETA.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.