domingo, 24 de janeiro de 2021

Paraná vai receber 86.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca neste sábado (23), diz governo

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde liberaram neste sábado (23) a lista de doses que serão enviadas a cada estado da vacina de Oxford/AstraZeneca. O Paraná receberá 86.500 doses do imunizante - já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A previsão é de que os lotes cheguem ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por volta das 23h deste sábado (23), segundo o governo.
Continua depois da publicidade
As vacinas serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e, em seguida, serão separadas e distribuídas para as 22 Regionais de Saúde - nos mesmos moldes das primeiras vacinas que chegaram ao estado, no começo da semana.
O Paraná tem uma população estimada em 11.516.840 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até sexta-feira (22), o estado contabilizava 57,2 mil imunizados.
O G1 entrou em contato com o Governo do Paraná para saber se considera que o acordo com o Ministério da Saúde foi cumprido ou se a quantidade recebida é inferior ao que será necessário para a primeira etapa.
Entretanto, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta. 
As vacinas fabricadas pelo laboratório indiano Serum chegaram ao Brasil na sexta-feira (22) e foram levadas para a Fiocruz.  
As vacinas passaram por checagem de qualidade e segurança no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), além de rotulagem e etiquetagem das caixas com informações em português.
Conforme o governo, esse processo terminou neste sábado (23), às 14h18. 
Como estão divididas as outras fases da vacinação?
Estas pessoas fazem parte do grupo vacinado na primeira fase da campanha de imunização. O objetivo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) é que as três primeiras fases da campanha sejam realizadas até o fim do 1º semestre de 2021. 
Continua depois da publicidade
Primeira fase
  • Trabalhadores da saúde;
  • Idosos a partir dos 75 anos de idade;
  • Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;
  • População indígena.
Segunda fase
  • Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase
  • Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
De acordo com o governo estadual, a expectativa é que 4 milhões de pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas até maio.
De acordo com a previsão da Sesa, 8 milhões devem ser imunizadas até o final de 2021. A aplicação das demais doses vai acontecer conforme novas remessas cheguem ao estado.
Segundo o governo, o Paraná tem 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios. A quantidade de locais varia em cada cidade de acordo com o tamanho da população.
Os municípios são responsáveis pela gestão dos profissionais para aplicação das doses da vacina. 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.