quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Cracóvia de Prudentópolis é o 16º produto paranaense com selo de Indicação Geográfica

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: AEN Imagem: Giovanna Fagundes
Produzida desde a década de 1960 por descendentes de ucranianos, a cracóvia de Prudentópolis, município do Centro-Sul do Paraná, recebeu nesta terça-feira (21) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Procedência. Esse é o 16º produto paranaense a receber o selo.
O título de Indicação Geográfica certifica produtos ou serviços cujas características e métodos de produção estão ligados à sua origem geográfica, valorizando história, tradição, cultura e economia locais. Serve, assim, como um atestado de excelência de qualidade.
A cracóvia é um embutido com textura firme e cor entre rosado e avermelhado. Ele é feito com carne suína nobre, magra e selecionada – que não pode ter sofrido congelamento –, além de sal, pimenta, alho e especiarias. Depois de embalada, ela passa por um processo de defumação moderada, que é seguido por um período mínimo de 12 horas de resfriamento. O pedido de reconhecimento havia sido feito pela Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep) em setembro de 2023.
Continua depois da publicidade
“Cada IG conquistada pelo Paraná mostra como temos produtos, serviços e itens extremamente únicos, exclusivos da nossa terra, da nossa cultura e feitos pelas nossas mãos”, disse o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes. “Isso valoriza as tradições e a qualidade, atraindo mais visitantes, movimentando a economia e incentivando os produtores a preservarem suas práticas e conhecimentos, adquiridas com o tempo, por meio de práticas familiares influenciadas por diversas culturas presentes no Paraná, um Estado rico em tantos aspectos”, afirmou.
“Os itens com selo de Indicação Geográfica acabam ajudando a criar ou consolidar rotas e roteiros turísticos no Estado, como é o caso do barreado, prato típico de do nosso Litoral, que atrai muitos turistas que buscam experimentá-lo. Isso acarreta em mais divulgação, atração e distribuição de fluxo turístico aos nossos municípios”, acrescentou o secretário.
DIFERENCIAL 
A certificação representa um diferencial competitivo importante para os pequenos negócios, que são, segundo dados do Sebrae, os principais responsáveis pela fabricação e comercialização desses itens. Produtos que recebem essa marca impactam tanto no turismo quanto no comércio de suas regiões, com influência positiva ainda na geração de emprego e renda.
O alcance dos benefícios desse selo para a economia, no entanto, não se restringem apenas ao local de origem do produto. Exemplo disso está em Curitiba, a cerca de 200 km de Prudentópolis. Flavia Goski, proprietária da loja Bon Vivant, no Mercado Municipal da capital, está acostumada a comercializar a cracóvia e está otimista com a novidade. “Vendemos esse item há aproximadamente 20 anos, quase o mesmo tempo de existência da nossa loja neste ponto. A cracóvia é um item muito popular no Estado, que atinge os turistas que visitam o Paraná por conta da autenticidade. Não é raro encontrar turistas que levam esse item para casa para presentear amigos e familiares, por conta do sabor diferenciado e inusitado deste salame”, explicou. “Agora, com o reconhecimento da Indicação Geográfica, esperamos que este produto chame mais atenção e atraia mais compradores”.
Continua depois da publicidade
Diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado – Irapuan Cortes cita que os selos podem gerar a criação de novos produtos ligados ao turismo, que servem, muitas vezes, para uma melhor divulgação dos destinos em território paranaense.
“A Indicação Geográfica carrega consigo o senso de pertencimento regional, fator que está diretamente ligado ao turismo. Ele é responsável, muitas vezes, por trazer maior notoriedade aos municípios, captando visitantes graças às suas tradições culturais e produções únicas”, comentou Cortes.
“Os turistas estrangeiros, por exemplo, se encantam com itens típicos dos destinos que visitam, por isso a importância desses reconhecimentos também na promoção internacional”, disse, destacando que essas indicações podem ajudar a consolidar novas rotas turísticas no Estado.
Há ainda outros produtos na luta pelo registro, com pedidos depositados no INPI. São eles as tortas de Carambeí; o mel de Prudentópolis; o urucum de Paranacity; os queijos do Sudoeste do Paraná; a carne de onça de Curitiba; o café de Mandaguari; a poncã de Cerro Azul; os ovinos e caprinos dos municípios que compõem a Cantuquiriguaçu; o ginseng de Querência do Norte e as ostras da região do Cabaraquara.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.