quarta-feira, 29 de maio de 2024

Prudentópolis e região. Gestão privada nos colégios públicos do Paraná: entenda o projeto de lei e veja as 200 instituições que podem ter o modelo

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
O Governo do Paraná Ratinho Jr, encaminhou na segunda-feira (27) para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que pretende passar à iniciativa privada a gestão administrativa e de infraestrutura de 200 colégios estaduais a partir do ano que vem. A seguir a lista das escolas impactadas abaixo.
O modelo de gestão será feito por meio do programa "Parceiro da Escola". O governo estadual garante que, antes do fechamento dos contratos, as propostas passarão por consulta pública.  
No projeto de lei, o governo afirma que a parte administrativa será feita “por empresas com expertise em gestão educacional”, que deverão ter atuação comprovada na área.
O texto afirma que os profissionais efetivos lotados no colégio permanecerão sob a gestão do diretor da rede e deverão atender a critérios e metas estabelecidos pelo parceiro contratado, em conjunto com o diretor da rede.  
Continua depois da publicidade
No entanto, o texto não esclarece quais serão os critérios e metas que os profissionais deverão atender.
O projeto também aponta que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) poderá remanejar os servidores do quadro efetivo que, após consulta, optarem por relotação.
Objetivos do projeto
No projeto de lei, o Governo do estado justifica que o projeto visa "garantir a gestão técnica e qualificada nas unidades educacionais, a fim de assegurar a prestação de serviços públicos educacionais de excelência".
Também é citado como objetivo "buscar o aumento da qualidade da educação pública estadual, por meio do estabelecimento de metas pedagógicas e modernização das estruturas administrativas e patrimoniais". 
Repercussão na Alep
O texto foi enviado na segunda-feira (27) para a Alep e está tramitando em regime de urgência. Ele foi lido em plenário, e será analisado nesta terça-feira (28) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O deputado Arilson Chiorato (PT) criticou a intenção do Governo do Paraná em terceirizar parte da administração dos colégios estaduais.
“No projeto não fala quanto é o custo médio, e nem sequer tem o relatório orçamentário-financeiro, que deslegitima o texto”, comentou em entrevista coletiva.
Para o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), que é da base do governo na Assembleia, o objetivo é modernizar a gestão das escolas. 
Continua depois da publicidade
“O governo quer promover uma modernização na gestão de escolas estaduais, naquelas que têm evasão escolar e com desempenho baixo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, disse.
Escolas da nossa região
- ANTONIO TUPY PINHEIRO, C E-EF M PROFIS;
- CRISTO REI, C E-EF M PROFIS;
- FRANCISCO C MARTINS, C E-M P;
- LIANE MARTA DA COSTA, C E-EF M PROFIS;
- FRANCISCO RAMOS, C E-EF M PROFIS 
- ARY B CARNEIRO, C E-EF M PROFIS
Confira AQUI a demais escolas 
MATÉRIA RELACIONADA:

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.