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INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO PARANA – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias)No leilão do primeiro lote da novo pedágio no Paraná , que será
realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT ) no
próximo dia 25, a BR-277
é destaque com 227,8 quilômetros do total de 473 quilômetros do Lote 1.
O trecho tem início no Parque Barigui em Curitiba e vai até o
entroncamento com a BR-373 próximo a Prudentópolis , local conhecido como
Trevo do Relógio .
Entre as obras do Lote 1, a BR-277 terá 156,3 km de duplicação, com
início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, interseção em desnível no
entroncamento com a BR-376, e segue até o Trevo do Relógio, passando por
Palmeira e Irati.
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A duplicação deve iniciar no terceiro ano do
contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de acesso
para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau
Cgriczinski, acesso para Irati.
Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas adicionais, com
destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de
Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo uma de
14,20 km e a outra de 13,30 km.
Na variante da BR-277 em Balsa Nova, do entroncamento com a estrada
de acesso à Cimento Itambé até São Luiz do Purunã, serão mais 8,4 km de
faixa, e um outro trecho de 6,68 km até o Trevo da Sprea. No perímetro
urbano de Curitiba serão outros 5,31 km, do Parque Barigui ao Contorno
Leste; e em Campo Largo serão 5,6 km de faixa adicional no eixo
principal e outros 2,16 km na no trecho de acesso à variante.
De novas vias marginais na BR-277 serão 14,06 km. São 3,11 km no
perímetro urbano de Curitiba; 900 metros na altura do km 191, acesso
para Papagaios Novos (distrito de Palmeira); e 2,3 km a partir do km
249, em Irati, entre outras.
Viadutos
Além das pistas,
estão previstas quatro novas interseções em desnível do tipo trombeta,
que conta com três ramos, sendo que um deles faz uma curva de 270º antes
de se dividir.
Será uma trombeta no acesso para a Colônia Witmarsum;
uma no acesso para Porto Amazonas; uma no acesso para Prudentópolis; e a
última no Trevo do Relógio.
Também devem ser executadas 27 interseções em desnível do tipo
diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em
ambos os sentidos, pela pista da direita. Os primeiros, já no terceiro
ano do contrato, serão no km 166+800, logo após o trevo de Porto
Amazonas; no km 172+300, entroncamento com a estrada de acesso para a
Colônia Quero-Quero; no km 249+700 no perímetro urbano de Irati; no km
257+480; e outro no 262+200, ambos entre Irati e Prudentópolis.
Ainda
será executado um viaduto no km 240+650, no trevo de acesso para
Fernandes Pinheiro, e uma nova passarela em Curitiba, no km 4+730,
próximo ao trevo do Contorno Leste. No caso do viaduto férreo que passa
sobre a BR-277 próximo ao trevo de Porto Amazonas, a concessão prevê
construção de uma nova estrutura, adequada à pista que será duplicada,
com traçado variante da linha férrea.
E está prevista a
regularização e adequação de 47 acessos ao longo do trecho concedido da
BR-277, e cinco correções de traçado, sendo três delas na variante em
Balsa Nova, e as outras duas em curvas próximas ao Trevo do Relógio, em
Prudentópolis. Ainda no trecho da variante, está prevista uma área de
escape no km 3+500.
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Além de novas estruturas, também serão realizadas melhorias nos viadutos e trincheiras já existentes.
Passagens para os animais
Visando
reduzir o incidente com animais cruzando as pistas, estão previstas as
implantações de passagens de fauna em seis trechos diferentes da BR-277.
As estruturas ficarão entre o km 108 e km 111, ligação de Curitiba a
Campo Largo; km 133 a km 138, em Campo Largo; km 154 ao km 155, próximo
ao acesso à Colônia Witmarsum; do km 194 ao km 201 e do km 216 ao km
229, entre Palmeira e Irati; e do km 273 ao km 275, próximo ao acesso
para Prudentópolis.
E para diminuir o impacto de acidente com
veículos de carga líquida, serão construídas caixas de contenção de
líquidos perigosos no cruzamento com 24 rios ao longo da BR-277.
Lote
O
edital prevê ainda obras e melhorias para as rodovias PR-423, PR-427 e
BR-476 na Região Metropolitana de Curitiba, e para a BR-373, entre Ponta
Grossa e o Trevo do Relógio. Devem ser investidos cerca de R$ 7,9
bilhões em obras da concessão de 473 quilômetros, ao longo dos primeiros
anos de contrato.
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