segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Mulher morta a tiros na frente dos filhos pelo ex-marido em escola em Curitiba é de Prudentópolis

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS/VIA MASSA NEWS – Imagem: Divulgação
Foi identificada a mulher morta a tiros nesta segunda-feira (31), enquanto deixava os dois filhos em uma escola no bairro Uberaba, em Curitiba. Suellen Rodrigues tinha 29 anos e foi assassinada pelo ex-marido.
A mãe deixava os filhos para o turno da tarde na Escola Municipal Donatila Caron dos Anjos quando foi surpreendida pelo homem de 57 anos, que é pai das crianças. 
Continua depois da publicidade
Eles conversaram por alguns segundos e ele atirou. Depois, fugiu em um carro branco.
A vítima era de Prudentópolis, e estava em Curitiba há poucos dias para fugir do ex-marido. Ela foi atingida por três tiros.
Os filhos de Suellen precisaram ser amparados pelos funcionários da escola e pais que estavam no local. Sem parentes na capital, as crianças foram levadas pelo Conselho Tutelar.
As aulas na escola municipal foram suspensas. A Polícia Civil está fazendo a perícia no local e testemunhas serão ouvidas para dar seguimento na investigação do caso.
Informações: Massa News.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Estudantes paranaenses ganham concurso de desenho da Nasa

By: INTERVALO DA NOTICIAS 
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
O céu não é o limite para Gabriel Guenzani e Isadora Muller Gonçalves, de 11 anos. Os dois são estudantes de uma escola de robótica em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e ganharam um concurso de desenho da NASA.
O concurso "NASA Space Place Art Challenge" tem como objetivo incentivar a inclusão de crianças na ciência. Nesta edição, a instituição recebeu 1.250 desenhos de crianças de todo o mundo.
Os engenheiros do laboratório de propulsão a jato da NASA fizeram uma votação e selecionaram oito ilustrações. Entre os desenhos escolhidos estão as duas crianças de Colombo, as únicas brasileiras vencedoras. Os desenhos selecionados podem ser conferidos no site da Nasa
Continua depois da publicidade
"Esse concurso é para manter as crianças engajadas, conversando sobre robótica, pensando em novos motores, novos sensores, para fomentar a ciência de maneira geral", explica Dias.
Expectativa e comemoração 
O professor conta que os alunos ficaram sabendo do concurso no começo do ano e, desde então, estavam entusiasmados. Segundo ele, Isadora fez o desenho com meses de antecedência. Quando o concurso abriu as inscrições, ela adaptou a ilustração ao tema da edição. 
O resultado da vitória saiu foi divulgado no último dia 15 e foi recebido com muita emoção pela família da estudante. Conforme o professor, a família de Gabriel também ficou muito feliz com a notícia.
"A mãe do Gabriel chorou de emoção. A família ficou encantada e quer contratar um outdoor para colocar o desenho dele", relatou Dias.
'Vislumbrar um futuro diferente' 
O professor Ismael Dias é engenheiro eletrônico e idealizador da escola de robótica. Ele conta que a instituição funciona como uma empresa, mas tem um viés social muito forte por conta da experiência pessoal que ele teve quando era criança.
"Nasci em uma 'quebrada' em Colombo e, com 13 anos, apareceu um projeto social onde consegui uma bolsa de estudos em um colégio particular. Foi aí eu vi que dava para estudar. 
Continua depois da publicidade
Graças a essa bolsa, eu sempre tive na minha cabeça que tinha que devolver essa oportunidade de alguma forma, para conseguir fazer essa roda girar", contou. 
Depois que concluiu a graduação em uma universidade pública, Dias participou de um projeto social com crianças do litoral do Paraná, no qual ensinava robótica. Em 2017, ele fundou a própria escola, que atualmente conta com 20 estudantes com bolsas integrais, e outros com bolsas parciais.
"Foi a forma que encontrei para conseguir que os alunos carentes consigam participar e tenham uma oportunidade de vislumbrar um futuro diferente", contou.
Inspiração 
De acordo com o professor, o tema desta edição do concurso da Nasa foi "explorador robótico espacial" e foi inspirado pelas sondas Voyager 1 e 2.
Lançadas pela Nasa em 1977, as sondas foram criadas com o objetivo de estudar os planetas mais afastados da Terra, mas continuaram viajando pelo espaço.
A Voyager 1 é o objeto mais distante da Terra já lançado pelo homem e foi também o primeiro objeto feito pelo homem a deixar o sistema solar, conforme a NASA.
Meninas na ciência 
O professor conta que a vitória de Isadora representa um passo importante para a escola. Segundo ele, a participação de meninas na tecnologia é um desafio. 
"A gente conseguiu apenas uma vez ter 50% de meninas na escola, e foi uma campanha de ano todo. Ter uma menina vencedora é uma grande coisa, é uma grande conquista", contou ao g1.
Em 2020, pesquisa do Open Box da Ciência mostrou que o Brasil tinha ao menos 77,8 mil pesquisadores nas cinco maiores áreas de conhecimento que declararam ter doutorado na Plataforma Lattes. Entre eles, 59,69% são homens e 40,3% são mulheres.
Continua depois da publicidade
Nas engenharias, 74% dos pesquisadores são homens, enquanto 26% são mulheres. Nas ciências exatas e da terra, 68,9% são do sexo masculino e 31,1% do feminino. 
Dados de 2022 mostram que, no Paraná, as mulheres são maioria entre os estudantes de pós-graduação que recebem bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação. Do total de 5.780 bolsistas, 3.496 (60,5%) são mulheres.  
No estado, a presença de mulheres ainda é maior do que no cenário nacional. No Brasil, de 76.825 bolsas, 44.654 (58,1%) são para mulheres.
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), os homens ainda são maioria entre os professores de pós-graduação. Dos 2.098 docentes, 61% são homens e 39%, mulheres. Mas entre os bolsistas o número de mulheres já ultrapassa o de homens. Elas são 1.585 (51%) e eles somam 1.451 (48%). 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Apae de Prudentópolis conquistaram bons resultados no XVII Torneio de Futsal das APAEs em Rio Azul

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
Os atletas da Apae de Prudentópolis conquistaram bons resultados no XVII Torneio de Futsal das APAEs que aconteceu em Rio Azul.
Continua depois da publicidade
O torneio aconteceu no
dia 27 de outubro, onde jogaram nas categorias feminino e masculino.
Na categoria masculino a Apae ficou com o 1º lugar.
Já no feminino Prudentópolis ficou com a 3ª colocação.
Fotos

Continua depois da publicidade

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE