quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Estudo polêmico sugere que consumo moderado de álcool pode reduzir risco de demências

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: METROPOLES Imagem: Divulgação
O hábito de ingerir bebidas alcoólicas diariamente pode diminuir a chances de apresentar demências em quase 40%, sugerem pesquisadores australianos em trabalho publicado na última quinta-feira (22/9), na revista Addiction. Os autores fizeram uma revisão de 15 estudos com informações sobre o consumo de álcool e as taxas de demência de um grupo equivalente a 24 mil indivíduos.
Os participantes – de seis continentes diferentes – haviam preenchido questionários informando sobre o consumo diário de álcool. Nenhum deles apresentava demência no momento inicial dos estudos e os registros permitiram que as condições de saúde deles fossem observadas por cerca de 40 anos.
Continua depois da publicidade
Os estudiosos dividiram as informações dos voluntários em cinco grupos de acordo com o consumo diário deles de álcool: abstêmio, ocasional (que ingeriam menos de 1,3 g), leve a moderado (1,3 g até 25 g), moderado a pesado (25 g a 45 g), e pesado (mais de 45 g diárias). Em média, 470 ml de cerveja (dois copos americanos e meio) contém cerca de 16 gramas de etanol. Em comparação, uma taça de vinho contém aproximadamente 18 g da substância.
“Beber até 40 g diariamente se mostrou benéfico à diminuição do risco de demência comparado a uma vida abstêmia”, indicou a pesquisadora Louise Mewton, uma das responsáveis pelo trabalho. “Os resultados são consistentes com estudos prévios sobre o assunto, que também apontaram como tanto o consumo excessivo quanto a falta de álcool parecem estar associados ao maior risco de demência”, acrescentou.
Risco amenizado
Os grupos de consumo leve a moderado e moderado a pesado foram os que menos apresentaram doenças como o Alzheimer, em comparação aos abstêmios. Indivíduos com consumo leve a moderado apresentaram 22% menos chance de desenvolver a condição do que quem não bebia, e de moderado a pesado, 38%. Os indivíduos com consumo alto também mostraram vantagem, reduzindo as chances em 19%.
Continua depois da publicidade
Placas de gordura
De acordo com os cientistas, a hipótese é de que a ingestão moderada do álcool reduz a formação de placas de gordura no cérebro. A condição está relacionada como uma das possíveis causas para o surgimento de demências. Outra suposição dos pesquisadores é de que o etanol, em baixa quantidade, ajuda a melhorar o bom colesterol.
Apesar de os cientistas terem identificado uma menor taxa de demência em indivíduos que ingeriam álcool diariamente, eles apontam que mais estudos devem ser realizados para comprovar a relação da substância com o desempenho cognitivo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.