quarta-feira, 30 de março de 2022

Alta nos preços dos alimentos faz crescer procura por produtos perto da data de validade

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação
Muitos brasileiros desenvolveram hábitos novos de compra como uma forma de fugir da inflação dos alimentos.
Um olho no orçamento, outro no prazo de validade. A artesã Efigênia Piedade passou a comprar produtos quase vencendo nas prateleiras para ver se o dinheiro rende mais. “Com R$ 50, você leva um monte de coisa. Eu levo, eu faço milagre com o meu dinheiro”, conta.
Quanto mais perto da validade, maior o desconto. 
“Se eu for fazer uma compra dessas, das coisas que tem aqui, se eu gasto uns R$ 100, por exemplo, lá fora; aqui eu vou gastar, no máximo, R$ 40. Então, é muito vantajoso para a gente”, explica o autônomo Fernandes Santiago.  
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E o que vence rápido, tem que sair rápido. Em uma loja, vale o clichê: a propaganda é a alma do negócio. 
“Nós temos uma rede social. Às vezes, nós postamos que temos um produto que está vencendo em três dias, aí o desconto é maior e nós temos uma saída exorbitante. O pessoal está em busca de preço, de qualidade e preço”, afirma a comerciante Fabiane de Souza Costa Nogueira.  
O foco de outra loja em Belo Horizonte também são produtos perto de vencer. De um ano e meio para cá, o dono diz que as vendas aumentaram 50%.
“Todo dia tem procura, todo dia chega alguma coisinha na promoção. A gente coloca uma porcentagem baixa, mas a gente ganha na quantidade”, define o comerciante Matheus Abreu.
E não é para menos. A inflação acumulada nos últimos 12 meses chegou a 10,5%, praticamente a mesma da alimentação no domicílio, 10,1%. O que começou pela necessidade de economia, acabou agradando a muita gente. 
“O consumidor que consegue comprar produtos mais baratos, muitas vezes das mesmas marcas, das mesmas quantidades que ele comprava antes. O estabelecimento varejista que consegue vender e não perder o seu cliente, deixá-lo satisfeito. 
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E a indústria, porque muitas vezes esses descartes, essa perda por conta do vencimento, é uma perda compartilhada entre varejo e indústria”, ressalta Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.  
Mas, quando levar esses produtos para casa, o cuidado com a data de validade tem que ser redobrado. Tudo tem que ser consumido dentro do prazo estabelecido pela indústria, e congelar para ganhar mais tempo é estratégia proibida nesses casos.
“O estudo que é feito pela indústria é feito para uma determinada condição que o alimento vai ficar exposto durante a vida de prateleira. Então, eu não posso, simplesmente pelo fato de ter mudado a temperatura, com isso, me garantir que o alimento não vai me fazer mal. O que a gente sempre recomenda é que o alimento com data de validade vencida não deve, em hipótese alguma, ser ingerido”, alerta Aureliano Cunha, professor do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Ufop.
Confiar no cheiro e no gosto também não vale não. 
“A gente não consegue ter, só pelo paladar, a sensibilidade de saber que ali já tem um micro-organismo em desenvolvimento. 
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Quando a gente chega a perceber é porque, na verdade, ele já passou muito de estragado. O mau odor pode nos dizer, sim, que o alimento está deteriorado. Agora, o bom odor não necessariamente pode nos dizer que ele está apto para consumo, porque ainda assim a contaminação que está ali presente não foi suficiente ainda para poder alterar essa característica, mas para o organismo ela pode ser sensível e já disparar uma infecção e ou uma intoxicação”, diz o professor.  

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