By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA – Imagem: Divulgação
Depois dos 35 pratos de massa que João Carlos Apolonio, de 29 anos, comeu
em um restaurante de São Paulo, muita coisa melhorou em sua vida.
Morador do Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista, ele é pai de
duas filhas, uma de 4 anos e outra de apenas 11 meses. Com a chegada da
pandemia, acabou desempregado e, por consequência, deixou o aluguel
atrasar por cinco meses. Nos últimos dias, porém, foi convocado para
diversas ações de marketing e vai ganhar dinheiro suficiente para quitar
as dívidas e fazer as compras da família, pelo menos por enquanto.
Pintor
de ofício, Apolonio logo sentiu o impacto das restrições trazidas pela
pandemia da Covid-19. Seu trabalho é por conta própria, sempre em
contato com engenheiros e arquitetos de São Paulo. Neste período, no
entanto, a entrada nos condomínios da capital estava proibida. Era
nesses locais, principalmente, que ele tinha clientes e fazia serviços.
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— Não tenho contato com outras pessoas na rua, para fazer os
serviços. Fiquei meio que preso, estava desempregado. Comecei a passar
necessidade, estou devendo cinco meses de aluguel — contou Apolonio.
Mas
enquanto não conseguia o dinheiro para as contas, não podia ficar
parado. Por isso, começou a buscar trabalhos na cidade. Foi em um desses
serviços, inclusive, que ele parou, no horário de almoço, em um
restaurante na região do Ipiranga. Escolheu um rodízio de massas pelo
preço de R$ 19,90, já que a maioria dos estabelecimentos da região
cobrava caro pelas refeições, segundo o pintor.
Foi justamente neste dia, na última quinta-feira, que o sucesso começou a tomar conta de sua rotina. Depois de comer 15 pratos de massa,
recebeu a proposta do gerente para que deixasse o estabelecimento, sem
comer mais e sem pagar a conta. Ao gravar um vídeo bem-humorado sobre o
acontecimento, viralizou nas redes sociais. O sucesso foi tamanho que,
no dia seguinte, foi convidado pelo mesmo estabelecimento a comer de
novo, mas desta vez sem restrições, por conta da casa. Foram mais 35
pratos para dentro.
Desafio das Massas
A essa altura, Apolonio já era um fenômeno
como o ‘comilão’ das redes sociais. Dia a dia, ele via seus seguidores
aumentando, até que veio um novo convite: ser o garoto propaganda do
Desafio das Massas, uma promoção da rede de restaurantes onde sua fama
começou. A campanha é simples: os consumidores devem tentar superar os
35 pratos, recorde estabelecido pelo pintor.
— Estou curtindo demais. Muita gente está tentando, até agora só uma pessoa conseguiu alcançar minha marca — revelou Apolonio.
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Segundo
ele, desafios e ações de marketing como essa passaram a fazer parte de
sua rotina. Os convites vêm de lojas de tinta, de materiais de
construção, de construtoras. Enquanto conversava com o EXTRA, chegava à
cidade paulista de Bauru, onde participaria de mais um. Se ele conseguir
comer a quantidade determinada pelo restaurante, vai ganhar 500 reais.
—
Isso vai me ajudar pra caramba, para fazer uma compra lá para casa.
Estou participando de todos que estou aguentando, indo em tudo. Servindo
de garoto propaganda — disse o pintor, confiante com a vitória.
No
início, ele reconhece que foi tomado pelo entusiasmo, e acabava
participando das ações sem receber nada. Nos últimos dias, porém,
desafios como o das massas têm sido mais uma forma dele organizar sua
vida financeira.
— No começo, eu não estava ganhando nada, não.
Não estava cobrando, estava indo na empolgação. Mas agora eu tenho um
pessoal me assessorando e comecei a ganhar um dinheiro.
Pelo posts
que faz e por sua imagem no Desafio das Massas, por exemplo, Apolonio
vai receber cerca de R$ 8 mil. O valor será suficiente para quitar os
cinco meses de aluguel atrasado, que totalizam R$ 2,5 mil. Além disso,
poderá ter sua família de volta em sua casa.
— Minha esposa e
minhas duas filhas estão dormindo na casa da minha sogra, porque não
tenho dinheiro para fazer compras. Estão lá para comer e tomar banho —
explica.
Multiplicação de seguidores
O sucesso que o
‘comilão’ fez nas redes acabou também se refletindo em seu perfil no
Instagram. Antes da pilha de pratos de massa, eram cerca de 5 mil
seguidores.
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Agora, já são mais de 40 mil.
— Estou com 43 mil
seguidores no meu Instagram, antigamente eu tinha 5 mil e pouco. Toda
hora o pessoal está me seguindo, manda mensagem. Quando saí de casa,
estava com 40,3 mil seguidores, agora já ganhei mais 2,7 mil — comemorou
Apolonio.
O sentimento, segundo ele, é de alegria pelo carinho que tem recebido e por tudo que aconteceu em sua vida, na última semana.
—
Estou feliz pelo carinho do público. Quem acompanhava minha vida, sabe
que é muito sofrida. Já morei na rua, passei por diversas necessidades,
mas nunca me envolvi com coisa errada. Sempre trabalhei e corri atrás. O
pessoal está com várias palavras de incentivo e eu estou aí,
aproveitando esse momento, que é único — agradeceu o pintor.
No
melhor estilo ‘comilão’, ele também deixou um recado para os que
quiserem fazer como ele e vencer desafios de comida nos restaurantes
Brasil afora. A receita é simples.
— A dica pro cara comer
bastante é chegar no restaurante como eu cheguei, morrendo de fome! E
comer o máximo que conseguir! — finaliza.
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