sábado, 27 de junho de 2020

Pesca nos rios Ivaí e Piquiri é liberada após chuvas no Paraná

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Uma portaria do Instituto Terra e Água liberou a pesca nos rios Ivaí e Piquiri a partir desta sexta-feira (26). A permissão ocorreu depois das chuvas no Paraná que tornaram os dois rios navegáveis, o que possibilita a dispersão dos cardumes.
O documento alterou outra normativa, publicada em maio, que proibiu a pesca em rios do estado. De acordo com o instituto, a liberação em outros rios serão estabelecidas conforme a situação hídrica.
Em maio, o governo do Paraná decretou situação de emergência hídrica no estado por causa da estiagem. 
Continua depois da publicidade
Segundo o instituto, a restrição para a pesca continua nas bacias dos rios Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão e todos seus afluentes diretos, afetados pela crise hídrica.
A proibição tem como objetivo proteger as espécies de peixes. A baixa vazão dos rios facilita a pesca predatória de peixes jovens e adultos reprodutores. A restrição não vale em nos lagos e represas.
Fiscalização e penalidades
Fiscais do Instituto Água e Terra, da Polícia Ambiental, Civil e Militar vão reforçar a fiscalização para garantir que não ocorra descumprimento da portaria, segundo o governo estadual.
Quem desrespeitar as normas pode levar multa em torno de R$ 700 por pescador e mais R$ 20 por quilo ou unidade de peixe pescado, além de perder os equipamentos. 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.