sábado, 7 de março de 2020

Ministério da Saúde confirma 13 casos do novo coronavírus no Brasil


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BBC BRASIL Imagem: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta sexta-feira (06/03), que 13 casos do novo coronavírus já foram confirmados no Brasil. Há registros em São Paulo (10), Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1) e Bahia (1). Um caso, que deu positivo nos exames iniciais, ainda está em apuração no Distrito Federal.
Na tarde desta sexta, foram confirmados quatro novos casos, todos em São Paulo, de pessoas que contraíram o novo coronavírus no exterior.
Continua depois da publicidade 
Esses pacientes, conforme o Ministério da Saúde, viajaram recentemente para países como Estados Unidos, Itália e Reino Unido — não foram especificados detalhes de cada caso. Nesta manhã havia sido confirmado também o caso na Bahia.
Na quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou que há transmissão local registrada a partir do primeiro caso confirmado no Brasil. Duas pessoas ligadas ao homem de 61 anos — a principal suspeita é de que sejam parentes dele — foram diagnosticadas com a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Ainda não há a chamada "transmissão comunitária" — quando o vírus circula no país e não se consegue mais rastrear a origem dos casos —, mas o surgimento dela é "questão de dias", disse em entrevista coletiva o secretário substituto de Vigilância em Saúde do ministério, Julio Henrique Rosa Croda.
As informações iniciais apontavam que os brasileiros diagnosticados com o vírus não tinham sintomas graves — a adolescente de 13 anos é considerada assintomática, por não apresentar sinais da covid-19, apesar de estar com o vírus.
Os pacientes, que não tiveram suas identidades divulgadas, permanecem por, ao menos, 14 dias em quarentena em suas casas — a medida é orientada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo balanço mais recente do ministério, o número de casos suspeitos ainda em investigação subiu para 768.
Continua depois da publicidade
Desde o início do monitoramento, 480 casos suspeitos já foram descartados.
Os casos considerados suspeitos são aqueles que envolvem pacientes que estiveram em regiões com risco de transmissão de coronavírus e que tenham apresentado sintomas como febre e algum problema respiratório, como tosse, ao retornar ao Brasil.
Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde divulgou que não irá mais considerar "países com risco de transmissão" e passará a adotar como critério para caso suspeito do novo coronavírus aqueles que envolverem pessoas com sintomas que tenham feito viagens internacionais nos últimos 14 dias, principalmente para países da América do Norte, Europa, Ásia ou para a Austrália.
O novo coronavírus já chegou a mais de 90 países e a todos os continentes exceto a Antártida. O vírus já infectou mais de 98 mil pessoas e levou cerca de 3,2 mil delas à morte.
A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Este índice foi recentemente revisado para cima pela organização, que antes apontava uma taxa de letalidade de cerca de 2%.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.