By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS – Imagem: Divulgação
Independentemente de qual seja a sua opinião há uma preocupação real sobre a evolução tecnológica, principalmente quando os caminhos das Forças Armadas de um país, a robótica, e a inteligência artificial (IA) se cruzam. No ano passado, por exemplo, cerca de 4.000 funcionários do Google protestaram, quando a gigante firmou um contrato com o Pentágono na área de IA. Na época, o Google disse que não renovaria o contrato após seu encerramento este ano.
Já neste ano, alguns estudantes da Universidade Carnegie Mellon, em Pittisburgh, na Pensilvânia, também nos Estados Unidos, ficaram indignados após a instituição ter anunciado uma parceria com o Exército para desenvolver soluções de IA para os militares.
Continua depois da
publicidade
Embora haja uma intenção
extremamente válida e importante em termos de defesa e proteção civil,
ao mesmo tempo há uma grande preocupação, igualmente válida, no
desenvolvimento, por exemplo, de equipamentos autônomos com potencial de
matar (robôs, drones, veículos etc.).Os Vídeos que Costumam Ser Divulgados Por uma Empresa Chamada “Boston Dynamics”
Vocês já ouviram falar de uma empresa chamada “Boston Dynamics”? Ela é uma empresa de robótica com sede no Estado de Massachusetts, que de vez em quando causa pânico em algumas pessoas. O motivo? A divulgação de vídeos mostrando a evolução, que seus robôs vêm tendo ao longo do tempo.
Entre esses vídeos podemos destacar alguns envolvendo um “cachorro robótico” chamado “Spot”, e um robô humanoide chamado “Atlas”:
Continua depois da
publicidade
Será que Esse Dia Chegou?
No dia 27 de outubro de 2019, um determinado usuário brasileiro, no Facebook, divulgou um vídeo que mostrava uma espécie de soldado-robô em ação (arquivo)! Quase instantaneamente, como era de se esperar, o vídeo acabou viralizando!
Continua depois da
publicidade
O vídeo já foi visualizado cerca de 1 milhão de vezes e obteve mais 50 mil compartilhamentos!
Contudo, será que esse soldado-robô é real? Será que ele foi fabricado
pela Boston Dynamics? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!Verdadeiro ou Falso?
Falso! Na verdade, esse soldado-robô é tão somente fruto da computação gráfica (CGI), ou seja, ele não existe no mundo real! O vídeo divulgado pelo usuário, como se fosse verdadeiro, é apenas um trecho de um vídeo bem maior, mas que não passa de uma paródia criada por um estúdio chamado “Corridor Digital“, de Los Angeles, na Califórnia.
Confira o vídeo original, divulgado no próprio canal da empresa no YouTube, no dia 26 de outubro de 2019: Assista AQUI.
Aliás, repararam no nome que aparece no canto inferior direito do vídeo? Está escrito “Bosstown Dynamics“, uma vez que se trata de um “trocadilho” com o nome da “Boston Dynamics“! Portanto, além do soldado-robô não existir, o trabalho de computação gráfica não pertence a “Boston Dynamics”.
Voltando no Tempo
Em junho deste ano, esse mesmo estúdio divulgou um vídeo de um robô batendo em seres humanos! Assista AQUI.
O vídeo assustou tantas pessoas, que a empresa acabou liberando um outro vídeo explicando como eles tinham criado seu próprio robô, mas no mundo virtual!
Continua depois da
publicidade
Falso! Na verdade, esse soldado-robô é tão somente fruto da
computação gráfica (CGI), ou seja, ele não existe no mundo real! O
vídeo divulgado pelo usuário, como se fosse verdadeiro, é apenas um trecho de um vídeo bem maior, mas que não passa de uma paródia criada por um estúdio chamado “Corridor Digital“, de Los Angeles, na Califórnia.De qualquer forma, é bom deixar claro que não estamos dizendo que um soldado-robô semelhante, mas dessa vez de verdade, não venha a existir no futuro (a curto, médio ou longo prazo). Estamos dizendo apenas que esse soldado-robô, que acabou sendo disseminado através de diversos vídeos nas redes sociais (trechos do vídeo originalmente publicado pelo “Corridor Digital”) é meramente CGI!
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS
MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.