quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Cisne fêmea é morta no Parque Guinle a facada e deixa filhotes sem mãe


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA Imagem: Divulgação


A história de uma cisne-negro fêmea teve um fim trágico na madrugada desta segunda-feira: Julieta foi brutalmente morta a facada no Parque Guinle, conhecido também como uma extensão do jardim do Palácio Laranjeiras, a 85 metros da residência oficial do governador do Rio. O local é tradicionalmente repleto de aves cuidadas pelos moradores do bairro das Laranjeiras. Há efetivo de guardas municipais que ficam no local 24h por dia. No entanto, por volta de 1h moradores relatam que um cão brigou com a cisne e, na sequência, alguém esfaqueou o peito do animal.
O parque tinha uma câmera de segurança instalada pelos moradores no ano passado, mas pela falta de verba deixou de funcionar.
Continua depois da publicidade

A cisne chamada de Julieta estava chocando quatro ovos nos últimos dias e defendia o ninho. Moradora das redondezas e frequentadora diária do parque, Claudia Lustosa contou que escutou de casa os grunhidos.
— Escutei de casa o barulho, mas não imaginava isso. A gente ama os animais daqui e alguém faz essa brutalidade — lamentou.
Claudia levou o animal ao veterinário, mas a cisne-negro não resistiu. Dos quatro ovos, dois nasceram ainda sob os cuidados da mãe. Os outros dois ovos estão sendo supervisionados por Romeu e a filha mais velha, Goiabinha — nascida no ano passado.
Julieta era a fêmea de um famoso casal do parque, junto a Romeu, o macho. Em setembro do ano passado, deram cria a mais três filhotes: Cocada, Marmelada e Bananada. Os novos integrantes dos lagos fizeram sucesso e foram comemorados pelos moradores.
Nedina Levy, presidente da associação abraça abraça aves lamenta a falta de segurança no parque. Ela afirmou que durante a madrugada, o parque é alvo de depredações e os guardas ficam numa guarita, distante do lago.
— A casa precisa acabar e ser na entrada do parque. Eles poderiam fazer a ronda e descansar mantendo a segurança — reclamou Nedina.
A presidente da associação comentou também que não é a primeira morte de aves no local.
— Sao muitos cães soltos no parque, sendo que é proibido por lei. A lei 2574/97 obriga que os cães fiquem coleira em locais públicos, mas ninguém respeita. Não é a primeira ave que morre — comentou Nedina.
Procurada, a Guarda Municipal informou que os agentes não flagraram qualquer atitude suspeita, mas viram o cisne durante o dia escondido, chocando no ninho próximo ao lago. Em nota, confirmou a versão de Nedina sobre a distância da guarita:
"O Parque Guinle é extenso, aberto ao público o dia todo e o lago não fica próximo da guarita da GM."
Continua depois da publicidade
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.