sexta-feira, 29 de junho de 2018

Governadora entregará o Projeto de Regularização Fundiária em Prudentópolis neste domingo


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação

Neste domingo (01), a governadora Cida Borghetti/PP, estará em Prudentópolis a partir das 11:00 hrs no Centro de Eventos São Josafat. 
Para falar sobre a visita da governadora a reportagem do Intervalo da Noticias entrevistou Assessor Executivo da prefeitura José Vilmar Montani. (Entrevista abaixo).
Um dos principais pontos da visita de Cida, é a entrega da ordem de serviço para Regularização
Fundiária dos Bairros; Habitar Brasil, Vila da Luz, Patos Velhos, Ronda e Vila Mariana.
Para este dia é importante a presença de todos os moradores dessas localidades para que possam fazer suas regularizações. 
Continua depois da publicidade
No total serão 1300 a 1400 famílias beneficiadas, sendo que nesta primeira ação vai atender umas 600 famílias, tanto que quem fizer primeiro seu cadastro é que será atendido.
O que é regularização fundiária de assentamentos urbanos?
Regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
A regularização fundiária é um instrumento para promoção da cidadania, devendo ser articulada com outras políticas públicas. Nessa perspectiva, para orientar a utilização desse instrumento, a Lei nº 11.977/2009 estabeleceu os seguintes princípios:
I – ampliação do acesso a terra urbanizada pela população de baixa renda, com prioridade para sua permanência na área ocupada, assegurados o nível adequado de habitabilidade e a melhoria das condições de sustentabilidade urbanística, social e ambiental;
II – articulação com as políticas setoriais de habitação, de meio ambiente, de saneamento básico e de mobilidade urbana, nos diferentes níveis de governo e com as iniciativas públicas e privadas, voltadas à integração social e à geração de emprego e renda;
III – participação dos interessados em todas as etapas do processo de regularização;
Continua depois da publicidade
IV – estímulo à resolução extrajudicial de conflitos; 
V – concessão do título preferencialmente para a mulher.
Existem dois tipos de regularização fundiária: de interesse social, quando a área é ocupada predominantemente ocupada por população de baixa renda e atende a pelo menos um dos três requisitos previstos no inciso VII do art. 47 da Lei 11.977/2009; e de interesse específico, quando o assentamento não é enquadrado nos critérios acima.
As primeiras regularizações já vão começar na semana que vem.
Neste mesmo dia a governadora também irá assinar mais ordens de serviços, sendo asfalto para a marginal da BR-373, restauração da igreja São Josafat e de mais uma trilha para o monumento do salto São João.
Entrevista:
José Vilmar Montani:
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.