By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO PARANÁ – Imagem: Divulgação
Problemas digestivos
Quando estão com dor de barriga os cachorros comem grama para aliviar os sintomas e fazer com que o organismo elimine mais rapidamente o que está provocando o mal-estar, já que as plantas podem estimular o vômito ou acelerar o trânsito intestinal. Este tese não tem comprovação científica, no entanto, é defendida por muitos veterinários e ‘donos‘ de cães.
Fome
Outro motivo que pode levar os animais a comer grama é a fome. Os cães primitivos tinham uma dieta herbívora, que incluía grama, ervas e vegetais entre os alimentos consumidos. Assim, comer grama pode ser também um resquício deste hábito e um jeito de, literalmente, encher a barriga.
Dieta pobre em nutrientes
Se a ração ou comida oferecida ao animal não estiver suprindo suas necessidades, ele pode buscar estes nutrientes em outros lugares, entre eles, na grama e nas plantas, para obter os minerais e vitaminas de que precisa.
Comportamental
Tédio, ansiedade, solidão ou poucas atividades diárias podem fazer com que o cachorro busque um pouco de distração comendo grama. Nestes casos, os pets também podem desenvolver comportamentos compulsivos, como lamber as patinhas, latir demais ou até mesmo, ficarem apáticos.
Instinto de caça
Outra teoria sobre o consumo de mato e outras plantas está ligada ao instinto de caça dos cães. Isto porque, eles seriam capazes de conseguir informações sobre a presa nas plantas, que fica impregnada com o cheiro dos animais que passaram pela grama.
Alerta
Se o consumo de grama for eventual não há com o que se preocupar. Mas se for um comportamento frequente do seu cachorro, o ideal é conversar com seu veterinário de confiança. E além de observar a frequência, também é importante evitar que ele tenha contato com outras espécies de plantas, principalmente as ornamentais, já que muitas podem ser tóxicas e até letais para os animais.
Ao comer grama, outro risco são os parasitas, já que ingerir folhas de locais onde circulam muitos animais pode fazer com que seu cachorro seja infectado. Além disto, a contaminação com venenos é também é um risco, afinal, em muitos locais, produtos químicos são pulverizados na grama, para evitar o crescimento do mato. É isso aí, comer grama de vez em quando não tem problema, mas se você desconfiar que o hábito está fora do comportamento normal do seu cão, não hesite em buscar ajuda!
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.