quarta-feira, 3 de agosto de 2016

"Reclame AQUI" firma parceria com o Ministério da Transparência



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO CULTURA Imagem: Divulgação

O site "Reclame AQUI" lançou oficialmente a parceria com o Ministério da Transparência, que tem como objetivo atender as reclamações de cidadãos contra órgãos públicos federais. Para isso, haverá uma integração entre a plataforma Reclame AQUI Serviços Públicos, que já recebeu 450 mil reclamações, e o sistema E-ouv, das Ouvidorias do Poder Executivo Federal, responsável pela solução dos problemas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (02/08), durante coletiva de imprensa realizada na sede da empresa, na Zona Sul de São Paulo.
Com a presença do Ministro da Transparência, Torquato Jardim, o evento contou também com a participação do CEO do Reclame AQUI, Maurício Vargas, e do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior. "Foi uma grata surpresa receber o convite da Ouvidoria (Geral da União). A intenção é de melhorar a relação entre o cidadão e o poder público", destacou Vargas, durante a coletiva.
O ministro lembrou que esta é a primeira parceria das ouvidorias federais com o setor privado, e ressaltou que os dois lados terão de dividir esforços. "Teremos que compartilhar a prestação de contas. Essa é a ideia central. É preciso que a sociedade civil saiba e controle a qualidade dos serviços que lhe são prestados”, acrescentou.
Para o ouvidor-geral da União, a parceria tem como objetivo transformar o descontentamento do cidadão em uma melhoria na prestação do serviço público. "A gente precisa escutar o cidadão para que ele participe efetivamente na mudança da política pública".
Como vai funcionar
A integração do E-ouv com o Reclame AQUI vai promover mais transparência no atendimento. "As reclamações não vão mais ficar num lugar incerto", aposta o ouvidor. O cidadão que quiser reclamar deve acessar cidadao.reclameaqui.com.br, fazer o cadastro na plataforma e procurar pelo órgão ou serviço que deseja reclamar.
Ao escolher reclamar de "serviços públicos", o usuário escolhe o órgão público que quer fazer uma queixa, seleciona o motivo e cadastra a reclamação. "Vamos gerar uma disputa real entre as ouvidorias", acredita Maurício Vargas.




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