domingo, 6 de março de 2016

Defensor público dispensa nomenclatura formal: 'É, simplesmente, Renan'



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: YAHOO Imagem: Divulgação


O defensor público Renan Barros dos Reis ficou famoso na internet nesta semana depois de uma atitude para ele simples, mas que não é muito comum na área do direito. Ele colocou na porta da Defensoria Pública de Lago da Pedra, a 305 km de São Luís, no Maranhão, um aviso pedindo para que não o chamassem de nomenclaturas formais como doutor, excelência ou senhor. 
Para o defensor público, “é, simplesmente, Renan”.
O aviso, deixado em seu gabinete, virou notícia no portal G1 e rapidamente viralizou nas redes sociais, trazendo à tona o debate sobre a real necessidade das nomenclaturas formais.  
“Em um primeiro momento, eu fiquei confuso [com a grande repercussão]. Depois, refleti que essa era uma atitude que devia ser normal no funcionalismo público. O respeito que nós devemos ter é pelo nosso serviço, não por uma nomenclatura”, justificou Renan ao veículo. 
Para ele, as formalidades são um fator que acaba servido para “oprimir pessoas mais humildes”, que não têm condições de conseguir um grau de formação superior. 
“Na Defensoria Pública, nós atendemos pessoas que não têm recursos, pessoas pobres, necessitadas, muito humildes. E elas tinham um travamento para falar. Resolvi colocar o aviso na intenção de ‘quebrar o gelo’. Isso quebrou um paradigma", completou. 
Ainda de acordo com a reportagem, a mudança ajudou a conquistar a confiança dos moradores de Lago da Pedra, que “entram mais descontraídos e compartilham mais informações importantes” com Renan. Na internet, a discussão girou em torno dos nomes formais e a função deles nas relações entre pessoas de diferentes classes sociais.  
Outro ponto levantado pelos internautas foi quanto ao título de doutor, usado geralmente por advogados e médicos. “Doutor é quem tem doutorado”, comentou Felipe Nathan em uma publicação no Facebook. E você, concorda ou discorda? Opine nos comentários. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.