terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ufólogos discutem agroglifos do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CGN Imagem: Divulgação


Desenhos gigantes em plantações, com precisão geométrica, que aparecem da noite para o dia, ou, em alguns casos, durante o dia, de uma hora para outra, sem nenhuma testemunha de sua execução. Estes são os chamados agroglifos, que intrigam ufólogos, engenheiros agrônomos e outros pesquisadores brasileiros desde 2008, quando teve seu primeiro registro no país, em uma propriedade agrícola na cidade de Ipuaçu-SC. Desde então, o fenômeno se repete todos os anos na cidade, sempre entre o final de outubro e começo de novembro, e, no ano passado, surpreendeu a todos ao aparecer pela primeira vez também no interior do Paraná, na cidade de Prudentópolis, localizada a 200 km de Curitiba.
Apesar de ser um tema recente no Brasil, os desenhos em plantações não são novidade no exterior, onde seu primeiro registro data de 1976, no interior da Inglaterra, ficando conhecidos como círculos ingleses ou crop circles. Atualmente, a Inglaterra contabiliza uma média de 660 registros do fenômeno por ano, mas ele também é visto em outros países da Europa, nos EUA e, mais recentemente, na Argentina. No Brasil são 20 casos registrados desde 2008.
Diante deste contexto o tema “agroglifos” será destaque no II Encontro de Ufologia Avançada do Paraná, realizado de 18 a 20 de março, no Bourbon Curitiba Convention Hotel, em Curitiba. Dentro da programação do evento, que contará com 17 conferencistas abordando temas como abduções, segredos militares e contatos diretos com extraterrestres, entre outros, será apresentado o I Grande Debate sobre Agroglifos do Brasil.
“Os agroglifos são hoje o principal tópico de estudo dentro da ufologia brasileira, desde o caso do ET de Varginha. Não há absolutamente nada mais importante a ser pesquisado do que este fenômeno que se repete há sete anos em Santa Catarina e, em outubro do ano passado, foi registrado pela primeira vez no Paraná. Por isso acreditamos que este primeiro debate exclusivo sobre o tema será muito enriquecedor para a comunidade ufológica”, afirma Ademar Gevaerd, ufólogo com 40 anos de atuação, diretor da Revista UFO, a mais antiga publicação sobre ufologia do mundo, responsável pela promoção do evento.
Para enriquecer o debate, além dos pesquisadores brasileiros que vem estudando o tema, o evento contará com duas conferencistas estrangeiras, a argentina Mercedes Casas, referência em casos de agroglifos em seu país; e a inglesa Lucy Pringle, pioneira mundial na pesquisa do fenômeno.
Outro destaque será a apresentação de trechos do documentário inédito, produzido para o canal History Channel, “Círculos”, o primeiro a abordar os agroglifos no Brasil, que será exibido pela emissora ainda este ano.
O evento reafirma o papel da capital paranaense – cidade com o maior número de ocorrências registradas pela Força Aérea Brasileira de avistamento de objetos voadores não identificados - como referência de estudos na área de ufologia. Além de eventos de destaque, Curitiba é a atual sede do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a maior instituição de pesquisas ufológicas do mundo, com um total de 3.300 associados de 60 países. Um dos feitos do CBPDV foi conseguir, em 2008, a liberação de arquivos secretos do governo brasileiro com registros de avistamento de objetos voadores não identificados por oficiais da aeronáutica.
A relação completa dos palestrantes e detalhes sobre os temas que irão abordar estão no site oficial do evento www.ufo.com.br/ufologiapr/.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.