By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 – Imagem: G1
A defesa do padre José Afonso Dé, que responde a processo por abuso sexual de adolescentes em Franca (SP), pretende entrar com um processo contra os produtores do filme "Spotlight – Segredos Revelados" após ser citado em uma lista mundial com casos de pedofilia.
A chamada "lista da vergonha" surge logo antes dos créditos finais do filme, que reconta a história verídica de jornalistas do "The Boston Globe" que, em 2002, revelaram como a Igreja Católica acobertou casos de pedofilia nos Estados Unidos. O filme concorre ao Oscar 2016.
Em 2011, o padre foi condenado a 60 anos de prisão e após entrar com recurso foi absolvido em seis das oito acusações que respondia. O sacerdote aguarda em liberdade resposta em relação a um recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), alegando inocência nos dois casos restantes. Se a condenação for mantida, ainda cabe recurso em instâncias superiores.
Segundo o advogado José Chiachiri Neto, uma eventual absolvição plena do padre abre caminho para um processo contra os produtores de "Spotlight". "A partir do momento em que ele for absolvido em sua totalidade, abre a possibilidade dele entrar com a indenização", disse Chiachiri Neto.
"Seria uma indenização por lesão à honra, uma vez que o nome da cidade, o nome do padre teria sido lançado ao mundo através do filme", afirma.
Apesar de padre Dé não ser citado nominalmente, o nome de Franca na lista do filme pode relacionar às suspeitas contra o sacerdote, segundo o advogado. "Franca dentro de um contexto com casos de suspeita de pedofilia, se relaciona ao padre Dé".
Aos 82 anos, o padre mantém orientações a fiéis em sua casa e luta contra um câncer de próstata. De acordo com a Diocese de Franca, desde que as denúncias ficaram conhecidas, o padre Dé foi afastado de celebrações públicas, mas jamais foi desligado da igreja.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.