By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC TV – Imagem: RPC TV
O desafio de economizar água e energia elétrica e ter um contato maior com a natureza fizeram a psicóloga Letícia Scheidt a concretizar um sonho. A casa, de 53 metros quadrados construída em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi projetada por uma arquiteta que se especializou em soluções sustentáveis. No banheiro está a maior diferença em relação às casas convencionais: a serragem substitui a água da descarga do vaso sanitário.
O pó de serra ajuda a dissolver os dejetos, em uma espécie de sistema de compostagem natural. Com a ajuda do calor, o cheiro é dissipado por uma chaminé. “As pessoas às vezes acham que isso é de uma complexidade muito grande. Na realidade é uma escolha simples. Existem algumas soluções simples. Tem soluções fáceis e possíveis. Basta se informar”, orienta.
A construção tem ainda sistema de captação de água da chuva e janelas grandes que ajudam a aproveitar ao máximo a luz natural e as deixam mais bem ventilada. O teto verde – uma espécie de jardim suspenso – auxilia no isolamento térmico. “Isso tudo traz uma aumento na qualidade de vida significativo. Neste verão de Foz do Iguaçu, por exemplo, não preciso usar ar-condicionado. Com a casa assim tenho um conforto térmico muito grande. Sem falar na paz e nas árvores que tenho ao meu redor.”
O projeto da casa ambientalmente correta e mais barata – até agora foram investidos R$ 55 mil na construção - foi feito pela arquiteta Paula Padilha Vilela. “Alguns materiais foram tirados do local mesmo. As paredes e as divisórias foram feitas de pau a pique. Para o forno foi utilizada a terra do próprio terreno. Além de materiais de demolição aproveitados como as janelas usadas”, citaa profissional.
Veja aqui mais detalhes
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.