By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá – Imagem: Divulgação
As convenções já confirmaram os nomes de Bernardo Pilotto (PSOL), Beto Richa (PSDB), Geonísio Marinho (PRTB), Ogier Buchi (PRP), Roberto Requião (PMDB), Rodrigo Tomazini (PSTU), Gleisi Hoffmann (PT) e Túlio Bandeira (PTC).
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) tinha uma convenção marcada para sábado (28), em que era esperado o lançamento de uma candidatura própria. Porém, desde então, nenhum membro da legenda foi encontrado para confirmar o posicionamento do partido nas eleições.
Apoio a Richa
No último dia para convenções partidárias, conforme a legislação eleitoral determina, várias legendas se reuniram para definir os posicionamentos nesta segunda-feira (30), no Paraná. Elas determinaram, na maioria, apoios ao atual governador do Paraná, Beto Richa.
Um desses casos é o do Solidariedade (SDD), partido do deputado federal Fernando Francischini. A legenda optou por apoiar a candidatura do governador Beto Richa (PSDB) à reeleição e deve lançar candidatos apenas a deputados estaduais e federais, integrando a chapa que tentará se manter no Palácio Iguaçu. “Uma ala pretendia o lançamento de uma candidatura própria ao Senado. Como é um partido novo, serviria para lançar o ideário. Mas a Executiva vai atender ao chamado do PSDB”, explicou o secretário-geral do partido, Carlos de Carvalho.
O Democratas (DEM) também definiu apoiar a candidatura do governador Beto Richa (PSDB) para o governo do estado. A legenda também apoiará o tucano Álvaro Dias na disputa pela cadeira no Senado. A convenção ocorreu no diretório regional do partido, em Curitiba.
O Partido Social Democrata (PSD) também resolveu apoiar Richa. A legenda chegou a ser cotada para sugerir um candidato a vice na chapa de Richa, o que não ocorreu. O Partido Social Liberal (PSL) também apoiará a candidatura do atual governador.
O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Ecológico Nacional (PEN) também decidiram apoiar a candidatura de Richa. PSDC e PEN se coligaram também para fechar chapa de candidatos a deputado estadual. Na chapa de
candidatos a deputado federal o PTB e o PMN se juntaram aos dois partidos.
Outra sigla que decidiu o apoio ao governador foi o Partido Popular Socialista (PPS). Após intensa discussão sobre a possibilidade de uma candidatura própria, a convenção realizada na noite desta segunda terminou com o apoio à tentativa de reeleição de Richa.
Apoio a Gleisi
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) decidiu nesta segunda que vai apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do estado. A convenção ocorreu no sábado, mas a Executiva confirmou o apoio apenas nesta segunda-feira.
Na noite desta segunda-feira, o PT ainda estava reunido com os demais partidos da coligação, PC do B e PDT, para definir o nome do candidato a vice-governador. Até a publicação da reportagem, nenhum nome havia sido confirmado pelo Diretório Estadual do PT.
Sem apoio
O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PHS), que chegou a anunciar a candidatura para o governo do estado, acabou desistindo do pleito. O motivo foi a saída da candidata a vice na chapa dele, a deputada federal Cida Borghetti (PROS), que será candidata a vice na chapa de Richa.
Em entrevista ao G1, Barros explicou os motivos para a desistência da candidatura. "Não conseguimos a legenda para fechar uma chapa proporcional", disse Barros, que não será mais candidato a qualquer mandato. Segundo ele, o PHS deverá ter apenas candidatos a deputado estadual e federal.
Situação semelhante aconteceu no Partido Verde (PV), que havia lançado o nome da deputada federal Rosane Ferreira para concorrer ao governo estadual. Após discussões internas, o PV acabou decidindo apoiar a candidatura do senador Roberto Requião, sendo que Rosane será a candidata a vice na chapa.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS
IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU
CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.