By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá – Imagem: Divulgação
“O site leva a cidadania mais
perto do consumidor, que pode, da própria casa, do trabalho, do ônibus,
ou qualquer outro lugar, encaminhar a solução para o conflito”, afirma a
coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano. “A ferramenta é, também,
uma alternativa para a população que não tem unidades do Procon em seu
município”, explica.
Desde o início do
funcionamento do site, em 30 de maio deste ano, foram efetuados cerca de
700 registros de consumidores e o índice de casos solucionados está em
75% das reclamações realizadas, informa a coordenadora do Procon-PR.
COMO FUNCIONA
O
registro de uma reclamação leva, em média cinco minutos. O consumidor
tem que fazer um cadastro no site, com login e senha, e verificar se a
empresa que ele quer reclamar está na plataforma.
No
site estão cadastradas mais de 100 empresas entre as mais reclamadas
nos Procons do país, como operadoras de telefonia, bancos, empresas do
varejo, indústrias, planos de saúde e companhias aéreas.
Efetuada
a reclamação, a empresa tem até dez dias correntes para analisar e
enviar uma solução ao consumidor. Após isso, o consumidor tem, também,
dez dias para analisar a proposta da empresa e verificar se teve, ou
não, sua questão resolvida. Caso não haja conciliação, o consumidor deve
abrir um processo nos órgãos de defesa do consumidor do seu município.
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