quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Participantes de rachas poderão ser punidos com prisão



By: INTERVALO DA NOTICIAS


Novas multas deverão ser aplicadas para os motoristas que praticarem racha em vias públicas do país.
Projeto de lei (PL 2592/07) que aguarda para ser votado no Plenário da Câmara prevê pena de detenção de seis meses a três anos para quem participa de corrida, disputa ou competição com carros e motos.
Caso a proposta seja aprovada, serão incluídos no Código de Trânsito Brasileiro novos tipos de infrações para esses crimes de trânsito. O motorista que for pego, fazendo manobras arriscadas que ameacem os pedestres, ciclistas ou outros veículos cometerá infração gravíssima e sofrerá penalidades que variam de aplicação de multa a suspensão do direito de dirigir.
O especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito Brasileiro, Celso Alves Mariano, afirma que o trânsito no Brasil é um dos mais preocupantes do mundo e a punição é uma forma de diminuir o problema.
"Todo e qualquer esforço para humanizar o trânsito no Brasil é muito bem vindo. os nossos índices são absolutamente preocupantes, vergonhosos. Nós somos um dos países com o trânsito mais preocupante do planeta. Então, um projeto como esse está ajudando em uma parte muito importante que é tornar mais rigorosa a penalização de quem se comporta mal no trânsito. E, pontualmente, de quem está colocando a própria vida em risco e a vida dos outros, de uma forma clara e direta. Não tem nada que expresse mais isso do que o excesso de velocidade, ainda mais em uma competição de racha".
Celso Alves Mariano também alerta o governo brasileiro de que é necessário fiscalizar com mais intensidade o trânsito. Ele reforça que a lei não deve ficar só no papel e a sociedade têm que fazer sua parte de não aceitar que os rachas ocorram.
"Um racha em rua é um despropósito, é uma situação que não devemos aceitar em hipótese alguma por vários motivos, inclusive porque os veículos normalmente utilizados não estão preparados para isso e a via é compartilhada com outros usuários que não estão no mesmo espírito".
O relator da proposta na Comissão de Viação e Transporte, deputado Hugo Leal, do PROS do Rio de Janeiro, acredita que a projeto de lei ajudará a minorar um dos principais motivos de morte no trânsito, que são as mortes por ultrapassagem.
Em caso de morte, ocorrida em decorrência do racha, a pena para o motorista será de 5 a 12 anos de cadeia.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.