By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) – Imagem: Élio Kohut
(Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)
O artista contou ao repórter Élio Kohut que o dom do desenho está presente desde criança, mas que deixou essa inclinação de lado por algum tempo para se dedicar à música, tocando gaita e violão. Logo, retomou o desenho e, com a disseminação da internet, resolveu divulgar o trabalho através da blogosfera. “Dali as coisas começaram a se desenvolver. Eu não esperava que fosse atingir o Brasil inteiro. O mundo inteiro, na verdade. Tenho amigos na França, em Portugal, na Suécia e em várias partes do mundo. Mas mais é o Brasil: o Norte, São Paulo, Nordeste. Talvez mais para fora até do que aqui em Prudentópolis. Uma coisa incrível”, contenta-se.
O trabalho de Jorge consiste na reprodução de fotografias sob o formato de desenho. “Todos os desenhos são baseados em fotografias. Eu pego a fotografia, vou olhando e passando para o papel”, conta ele, sobre a técnica. O mais comum é usar como base fotos no formato 8x10 ou menores, até mesmo 3x4. “Já copiei até fotografia de 3x4, que é bem pequena, fotografia de documento, mas conseguir fazer. E outras fotografias melhores, muito trabalho que vem por e-mail. O pessoal manda a foto por e-mail, aí imprimo a fotografia numa folha A4 e dali passo a uma folha A3 ou maior até”, explica.
Jorge conta que o primeiro trabalho em grande formato que fez foi o desenho de uma menina que pediu para reproduzir sua foto num papel com um metro de altura, para usar como painel em sua festa de 15 anos.
O tempo dedicado a cada desenho varia conforme o grau de dificuldade em executá-lo, segundo o desenhista. “Existem pessoas que mandam fotografias com excesso de acessórios: tem pulseira, tem relógio, tem brincos. Isso toma um tempo incrível da gente. Quando a pessoa está mais à vontade, sem muito ornamento ou roupa complicada, em torno de duas horas a quatro horas. Mas teve trabalhos que levei mais de 20 horas para fazer”, comenta. O artista ressalta que os trabalhos que levam em torno de 20 horas para ficarem prontos são divididos em turnos de duas a quatro horas cada, levando até cinco dias para ficarem totalmente prontos.
Para desenhos coloridos, Jorge usa lápis de cor. No momento, ele está aprimorando a técnica para utilizar o giz pastel. O artista explica que esse tipo de giz, não muito conhecido por aqui, dá ao desenho um efeito parecido com o da pintura a óleo. No entanto, a maioria dos desenhos é em preto e branco. Para estes, ele utiliza a graduação do lápis do grafite: desde o HB, mais claro; passando pelo 2B, um pouco mais escuro, até o 9B, que é o preto, “como se fosse um carvão”, ilustra.
A propagação de seu trabalho através da internet levou o artista a ser conhecido por gente famosa. Entre alguns que ele citou, estão o humorista José Vasconcelos, bastante conhecido pelo personagem gago Rui Barbosa Sa-Silva, da Escolinha do Professor Raimundo, que morreu em 2011, aos 85 anos. José Vasconcelos recebeu o desenho feito por Jorge pelo Correio. Beto Carrero também foi desenhado por ele. Maurício de Sousa chegou a mandar um vídeo para Jorge, no qual agradece pelo desenho feito.
Quem se interessar pelo trabalho do artista Jorge Bohaczuk e quiser encomendar retratos, pode entrar em contato pelo Facebook, pelo e-mail desenhosjorge@gmail.com, pelo telefone (42) 3446-4048, ou pessoalmente, na Rua Cel. Pedro Martins, em frente ao Clube de Campo.
Confira a entrevista com Jorge Bohaczuk ao repórter Élio Kohut:
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS
IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU
CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.