quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Egressos da Vizivali terão nova oferta de curso para regularizar diplomas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Dep. Péricles de Mello Imagem: Divulgação

Atento ao caso dos professores egressos do Programa de Capacitação para a Docência da Faculdade Vizivali, o deputado estadual Péricles de Mello (PT) traz mais uma boa notícia.  Quem ainda não regularizou os seus diplomas e não fez o último cadastro da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em julho e agosto, terá até o próximo dia 25 de outubro para realizar uma nova inscrição na oferta Especial do Curso de Licenciatura em Pedagogia. De acordo com a SEED, poderão se inscrever professores da rede pública de ensino que atuavam à época da capacitação da Vizivali ou que estão em sala de aula atualmente no magistério público das redes municipais e/ou estadual de ensino. 
Péricles destaca que o curso segue o mesmo acordo firmado em agosto de 2010, pelo então governador do Estado, Orlando Pessuti, com o Ministério da Educação (MEC) e as universidades estaduais do Paraná, de ofertar uma complementação, em caráter especial, de 1.300 horas-aula. “Nossa luta continua. Os professores fizeram a capacitação de boa fé e têm direito aos diplomas”, destaca o deputado.
O curso será oferecido pelas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e Centro Oeste (Unicentro), na modalidade a distância, com atividades presenciais nos polos de apoio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Ressalta-se que cada universidade possui suas normas, procedimentos e exigências de documentação, além de prazos que devem ser rigorosamente cumpridos para realização de matrículas, encaminhamentos de documentos explicitados nos editais do curso.
Procedimentos de matrícula
Para realizar a matrícula no curso de Licenciatura em Pedagogia os candidatos deverão obrigatoriamente constar na relação da SEED, conforme cadastro feito no período de 1º de julho a 18 de agosto, e por essa nova fase até 25 de outubro. Segundo orientação da secretaria, quem ainda não está na lista deverá encaminhar para o e-mail parfor@seed.pr.gov.br todos os dados solicitados, conforme abaixo.
1. Dados pessoais:
. Nome:
. RG:
. CPF:
2. Dados residenciais:
. Endereço Completo:
. Telefones para contato (com código de área):
. E-mail:
3. Atuação Profissional:
. Atuava em sala de aula na época do Curso VIZIVALI? ( ) SIM ( ) NÃO
. Atualmente está em sala de aula? ( ) SIM ( ) NÃO
. Em que Rede: ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Privada 
Após a data de confirmação dos dados cadastrais, a relação dos candidatos será encaminhada às universidades para os procedimentos institucionais e realização do processo de matrículas.
Área administrativa
O deputado Péricles informa também que está em constante contato com a SEED para defender e encontrar um caminho para casos ainda pendentes. Os funcionários da rede pública que atuam na área administrativa, por exemplo, esperam uma solução por parte do Estado. Segundo Péricles, a SEED entende que será necessário ofertar um curso de complementação na área em que atuam, aproveitando a carga horária das disciplinas cursadas na Vizivali, mas não há um encaminhamento definitivo para esses profissionais.
Reconhecimento
Dos cerca de 35 mil concluintes do Programa da Vizivali, 21 mil tiveram seus diplomas regularizados. “Aproximadamente 13 mil professores já realizaram colação de grau em Pedagogia e receberam seus diplomas. Com muito orgulho pude participar pessoalmente de alguns desses momentos em solenidades realizadas em diversos municípios”, destaca Péricles. O Estado também regularizou os diplomas para outros oito mil professores que tinham concluído complementação em instituições reconhecidas pelo MEC, como as Universidades Castelo Branco (UCB) e Luterana do Brasil (ULBRA).  

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.