sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARA DIRIGIR CARRO POTENTE MOTORISTA PODERÁ QUE TER CARTEIRA C

Carteira de habilitação especial do tipo C poderá ser exigida de motoristas que dirigem veículos com potência acima de 300 cavalos, típica de carros esportivos como Camaro, Porshe e Ferrari. É o que prevê projeto em tramitação na Câmara, de autoria do deputado Paulo Foletto, do PSB do Espírito Santo. A habilitação do tipo C é a exigida para condutores de veículos de carga. O projeto muda o Código de Trânsito Brasileiro, que é de 1997. Paulo Foletto explica por que é necessária uma habilitação especial: "Um carro de alta potência precisa de um motorista mais consciente. E a gente sabe que a juventude ainda é um pouco impulsiva. Então, nós precisamos colocar barreiras, porteiras, tramelas mata-burros e quebra-molas para que nós possamos criar uma consciência maior. Cria a dificuldade para, na dificuldade, vir um nível de conscientização." Atualmente existem cinco categorias de habilitação: A, para motos e triciclos, a B, para automóveis com peso de até 3.500 quilos e no máximo oito lugares, a C, para caminhões e transporte de carga, a D, para ônibus e veículos de transporte de passageiros e a E, para veículos articulados com reboque. O presidente da Federação Nacional de Auto-Escolas, Magnelson de Souza, discorda da proposta porque o critério da categoria C não tem a ver com potência do motor.  O que poderia ser feito é dividir a categoria B, como em alguns países, com alguma categoria nova para veículos mais potentes. "É a mesma coisa da categoria A, moto. Você hoje, para se habilitar na categoria A você se habilita numa motocicleta de 125 cilindradas e você está autorizado a conduzir uma motocicleta de potência maior que seja, de mais de 1.000 cilindradas. Para a categoria B, de veículos, é a mesma coisa. A grande maioria das auto-escolas detém veículos 1.0. Então me parece que a legislação está, sim, adequada. O que me parece é que, em função da sensação de impunidade que há no Brasil, ninguém respeita os seus limites e até mesmo os limites da legislação de trânsito." Magnelson afirma que a legislação brasileira é uma das melhores do mundo e não precisa de mais normatização. Já o autor da proposta afirma que a intenção é criar a discussão sobre uma categoria que exija mais requisitos para motoristas de carros esportivos. A ideia surgiu a partir de um acidente ocorrido em julho do ano passado, em São Paulo, envolvendo um Porshe e um Tucson. O Porshe estava a mais de 110 quilômetros por hora e lançou o Tucson contra um poste. A proposta será analisada pelas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça.

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Luiz Claudio Canuto (Radio Câmara) – Foto: Divulgação

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