By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 – Imagem: Divulgação
Com problemas de arritmia cardíaca, há três meses o médico capixaba neurocirurgião Rogério Guasti, de 70 anos, recebeu o diagnóstico de que precisaria de um transplante de coração. Nesta terça-feira (28), a filha dele gravou um vídeo em que Rogério pede ajuda para mobilizar pessoas a favor da doação de órgãos.
Poucas horas após o pedido, um coração compatível foi encontrado em Minas Gerais. A cirurgia já foi realiza e o médico se recupera na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular em Cariacica, na Grande Vitória.
Transporte
Na madrugada desta quarta-feira (29), o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Polícia Militar e a Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde foram a Uberlândia, Mina Gerais, para captar o coração. O transporte foi realizado e a chegada da equipe aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (29).
Problemas no coração
Segundo a mulher do médico, Anadir Nepomuceno Guasti, 50, o neurocirurgião, que está internado no Hospital Meridional, já sofre com arritmia cardíaca há alguns anos.
Ele já passou por operações e possui um desfibrilador - aparelho eletrônico que diagnostica as arritmias cardíacas e é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.
“Mas depois de alguns exames, os médicos perceberam que ele estava com uma cardiopatia grave e precisava de um coração novo para continuar vivo e bem. Ele entrou na fila de transplante e hoje (ontem) tivemos a notícia que havia um coração compatível em Uberlândia, em Minas Gerais”, disse.
Anadir Guasti completou que a notícia levou um misto de alívio e felicidade aos familiares e ao médico. Após a notícia, ele teve novas crises de arritmia. A família acredita que as crises provavelmente foram causada pela forte emoção.
“A previsão é que o coração chegue no Espírito Santo no início da madrugada desta quarta-feira. De imediato a cirurgia será feita, pois essa é uma luta contra o tempo. A expectativa agora é que as crises de arritmia passem e que a cirurgia seja um sucesso. Estamos felizes, aliviados e esperançosos”, disse.
Médico querido
Já o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), destacou a importância do neurocirurgião na medicina capixaba. O presidente do Simes, Otto Baptista, contou que toda categoria está torcendo pela recuperação de Guasti.
“O Rogério Guasti é uma pessoa de reconhecimento no meio médico e muito respeitado. Não temos palavras para destacar o importante papel dele na medicina capixaba. Ele salvou muitas vidas e agora vive desse drama. Mas sabemos que ele terá uma grande vitória”.
Assista aqui o vídeo.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.