segunda-feira, 11 de novembro de 2019

FATO OU FAKE? Lula viajou para São Paulo em jatinho emprestado por Luciano Huck?

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Após a soltura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva começaram a circular diversas informações falsas envolvendo seu nome nas redes sociais. Ironicamente, o próprio ex-presidente acabou emitindo uma série de declarações falsas, imprecisas ou exageradas, tanto no lado de fora do prédio da Polícia Federal (08/11), em Curitiba/PR, quanto na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo/SP (09/11).
Continua depois da publicidade
Uma dessas informações que foram aventadas em correntes do aplicativo WhatsApp, sites de notícias (a exemplo do site “Pleno.News”) e blogs (1 | 2) é que o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, teria emprestado seu jatinho para transportar Lula, de Curitiba para São Paulo, na manhã do último sábado (9).
Entretanto, será que Luciano Huck realmente emprestou seu jatinho para essa finalidade? Esse suposto empréstimo prova que existe um conluio entre Lula e Luciano Huck? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Segundo o site do jornal “O Estado de São Paulo”, a aeronave foi alugada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente a empresa “Icon Taxi Aéreo”, responsável pelo fretamento, e que possui a outra parcela dos direitos sobre a aeronave.
A seguir vamos explicar direitinho esse caso para vocês!
A Locação da Aeronave pelo Partido dos Trabalhadores
De acordo com o site do jornal “O Estado de São Paulo”, a “Icon Taxi Aéreo” é uma das principais empresas do setor. No primeiro semestre do ano passado teria transportado 2,6 mil pessoas. Neste ano, teriam sido 1,9 mil. O site ainda mencionou que, segundo fontes do PT, foi o próprio partido quem pagou pelo aluguel.
O Posicionamento da “Icon Táxi Aéreo”
O “Portal R7” divulgou que a “Icon Táxi Aéreo”, por meio da assessoria de imprensa, disse que Luciano Huck detém 50% da aeronave e o restante pertence à empresa. Disse também que o voo poderia ter sido feito com qualquer outro jatinho, mas aquele estava disponível no momento.
Em nota, a empresa de aviação executiva do “Grupo CB“, disse que prestou serviço de fretamento da aeronave utilizada pelo ex-presidente Lula, no trajeto Curitiba-São Paulo.
Continua depois da publicidade 
A nota também ressaltou, que a empresa de táxi aéreo possui a frota mais moderna e diversificada da América Latina, composta por 19 aeronaves de asa fixa e três de asa rotativa, e conta com 11 hangares nos principais polos de aviação executiva do Brasil: São Paulo, Sorocaba, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O site da revista “Veja” acrescentou, que a aeronave é utilizada por Luciano Huck em seus deslocamentos para gravar seu programa na Rede Globo. Quando não é utilizado por ele, fica à disposição da Icon.
Algumas Consultas Públicas
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave fabricada pela Embraer, modelo EMB-505, e de prefixo PP-HUC realmente pertence tanto à “Icon Táxi Aéreo” quanto à “Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda.”.
Confira abaixo algumas consultas públicas que fizemos nesse sentido:
Consulta realizada diretamente no site da ANAC.
Consulta realizada no site da Receita Federal sobre a Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos LTDA.
Mais uma consulta realizada no site da Receita Federal, dessa vez sobre a Icon Táxi Aéreo LTDA
O Posicionamento do Apresentador Luciano Huck
Através de sua conta no Instagram, o apresentador Luciano Huck veio a público esclarecer o assunto. Confira AQUI o vídeo.
No vídeo, Luciano Huck disse:
Continua depois da publicidade
Esclarecer os fatos, olho no olho, é sempre bom, tá? Eu não dei carona no avião pro Lula (…) não emprestei avião nenhum pro Lula, tá? Eu uso meu avião pra trabalhar. Viajo dois, três estados por semana, toda semana, para rodar esse Brasil inteiro. A aviação é muito cara, e para tornar a operação mais eficiente eu tenho um sócio, que é a Icon Táxi Aéreo, que é a maior empresa de táxi aéreo do Brasil. E, quando não tô voando, o avião fica à disposição deles pra fretamento. Em bom português é pra alugar o avião pra ajudar a pagar as contas todas. E o voo de hoje foi um voo fretado, como qualquer outro. Quem cuida dessa agenda de voos todos e todos os detalhes é a Icon. Então, qualquer especulação política em cima disso é maluquice desse momento polarizado e dividido do país. 
O fato não passou de uma simples questão comercial, vamos dizer assim, tá? Qualquer dúvida a Icon pode esclarecer, e espero que eu tenha esclarecido qualquer dúvida de vocês.
O Dinheiro Usado Para Comprar a Aeronave
Em 2018, o site da revista “Veja” divulgou que a aeronave em questão foi financiada com recursos do BNDES, por meio da Brisair. O empréstimo do BNDES à Brisair, de 17,7 milhões de reais, foi feito em maio de 2013, e teve como correspondente bancário o Itaú. Os dados são de documentos da instituição pública. O montante foi financiado em 114 parcelas com juros de 3% ao ano.
A Posição Política de Luciano Huck
Num artigo publicado hoje (10) no site “F5”, pertencente a “Folha de São Paulo” foi mencionado que o apresentador, que chegou a cogitar concorrer à Presidência no ano passado, já declarou publicamente que não votava no PT. Aliados de Huck ouvidos pela Folha, em setembro, teriam confirmado que Huck “está considerando” a possibilidade de concorrer ao cargo em 2022, embora essa decisão deve ser tomada somente com o passar do tempo.
Saída Pela Esquerda?
Numa coluna de autoria da jornalista Daniela Lima, também publicada hoje no site da “Folha de São Paulo”, a saída de Lula da prisão teria sido debatida entre Luciano Huck e aliados de partidos de centro, como o DEM. Em flerte com a política, o apresentador teria sido aconselhado a ampliar ainda mais seu campo de diálogo, incluindo a centro-esquerda.
Um dos interlocutores de Huck teria defendido que o grupo, que o apresentador se posiciona para liderar, dialogasse mais com PDT e PSB.
Continua depois da publicidade
Conclusão
Fora de Contexto! Embora a aeronave pertença parcialmente a uma empresa chamada “Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda.”, cujos proprietários são o apresentador Luciano Huck e sua esposa Angélica Ksyvickis Huck, não houve, em princípio, qualquer empréstimo ou favor pessoal por parte do apresentador. Novamente, em princípio, a aeronave foi alugada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente a empresa “Icon Táxi Aéreo”, responsável pelo fretamento, e que possui a outra parcela dos direitos sobre a aeronave.
É importante destacar, que a aeronave é utilizada por Luciano Huck em seus deslocamentos para gravar seu programa na Rede Globo. Quando não é utilizada por ele, a aeronave fica à disposição da “Icon Táxi Aéreo”. O próprio apresentador veio à público dizer que se tratou de um voo fretado, sob responsabilidade da “Icon Táxi Aéreo”, e que não possui qualquer tipo de envolvimento nesta história. Aliás, ainda segundo o apresentador, a prática do fretamento tem como objetivo pagar as despesas referentes a aeronave devido aos altos custos inerentes a aviação.
Portanto, até o presente momento, qualquer alegação que Luciano Huck teria simplesmente emprestado a aeronave, sem a apresentação de quaisquer provas, não passa de mera especulação. No entanto, caso apareça alguma prova mostrando irregularidades no processo de fretamento ou que o dinheiro tenha partido de outra fonte, senão o Partido dos Trabalhadores, faremos as devidas atualizações neste artigo.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.