sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Saiba como evitar explosões durante o carregamento do telefone celular


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO CEARA Imagem: Divulgação

Você tem o hábito de utilizar o celular enquanto ele está recarregando? Poucas pessoas percebem que isso pode significar um risco enorme. Os inúmeros casos de acidentes com explosão de celular acendem o alerta sobre essa prática, aparentemente, simples.
Um incêndio ocorrido em um apartamento na avenida Beira Mar, em Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (2) pode ter como causa um celular que estaria sendo recarregado. Essa possibilidade chegou a ser citada por bombeiros.
Já no último dia 16 de setembro, moradores do bairro Bom Jardim, em Fortaleza, viveram momentos de desespero. Uma casa na avenida Oscar Araripe ficou tomada pelo fogo. As causas do incêndio? Um celular explodiu enquanto estava recarregando a bateria em cima de um colchão.
Continua depois da publicidade
No final do mês passado, uma adolescente de 14 anos morreu, no Cazaquistão, vítima do mesmo acidente. O celular estava recarregando em cima do travesseiro e explodiu enquanto ela dormia.Ocorrências como estas podem ter atitudes inocentes como gatilhos e culminar em incêndios de grandes proporções, como explica o coordenador do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rafael Amaral.
“Qual é a situação da instalação elétrica dessa casa? Como está a condição da fiação elétrica? Como a pessoa está colocando o carregador na tomada? É numa extensão? Há várias coisas conectadas ao mesmo tempo? Esse carregador é original de fábrica?”, elenca o especialista sobre uma série de perguntas que podem ser feitas para identificar as causas destes incêndios.
Para evitar situações semelhantes, o especialista pontua os devidos cuidados: utilizar carregadores oficiais das marcas e não conectar muitos objetos em três ou extensões. “São cuidados básicos que a população precisa ter”, avalia Amaral.
Sobre utilizar os aparelhos celulares enquanto estão conectados na tomada, Rafael afirma que não há problemas, desde que as condições de fiação da casa e do aparelho não apresentem riscos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.