quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Prefeito de São Jerônimo da Serra chefiava esquema de desvio de recursos públicos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: RPC

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirma que o prefeito de São Jerônimo da Serra, no Norte Pioneiro do Paraná, João Ricardo de Mello (PPS), preso nesta quarta-feira (16), chefiava o esquema que fraudava licitações municipais.
“O prefeito está no ápice da pirâmide, nada acontecia sem ele saber, sem ele dar anuência. O prefeito tem total participação nos crimes”, pontuou o promotor Jorge Barreto.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, nesta quarta-feira (16), uma operação contra suspeitos de participar de um esquema que fraudou licitações. O prefeito e mais sete foram presos preventivamente, que é por tempo indeterminado. 
Continua depois da publicidade
Segundo as investigações, a prefeitura adquiriu uma quantidade de produtos acima do necessário ou itens desnecessários, sobretaxam os valores ou simplesmente faziam uma licitação para justificar a aquisição ilegal de produtos.
O vice-prefeito Laércio Pereira Correia, a secretária de Saúde e um servidor também foram afastados dos cargos por determinação da Justiça. Correia chegou a ser preso em flagrante por posse ilegal de arma, pagou fiança e foi liberado momentos depois.
O advogado que informou que representa o prefeito e o vice-prefeito disse que só vai se manifestar após ter acesso ao processo.
"Já visto"
A ação, que foi batizada de “Dejá Vù”, está cumprindo 43 mandados de busca e apreensão em residências, empresas de suspeitos de envolvimento no esquema, prefeitura e secretarias municipais de São Jerônimo da Serra.
Além de São Jerônimo da Serra, os mandados são cumpridos em Curitiba, Londrina, Cambé, Cornélio Procópio, Assaí, Cruzmaltina e Nova Santa Bárbara.
O promotor Jorge Barreto diz que a organização criminosa passou a agir em 2014 depois do Ministério Público deflagrar a Operação Sucupira. 
Continua depois da publicidade
Na ocasião, as investigações mostraram que um grupo, que era composto pelo prefeito da época, contratou ilegalmente empresas para desviar recursos públicos da prefeitura. Foram denunciadas 39 pessoas e o prefeito foi cassado.
João Ricardo de Mello (PPS), que era vice-prefeito em 2014, assumiu a chefia do Executivo Municipal, foi eleito pela população em 2016, mas, conforme o MP-PR, continuou a operar o mesmo esquema.
“Estamos diante de um quadro de realização de licitações para aquisições de peças automotivas, produtos hospitalares e outros objetos de forma ilegal. O esquema era o mesmo de 2014”, detalhou o promotor Jorge Barreto.
Entre os produtos comprados pelo município, estão peças automotivas, o MP descobriu que em alguns casos esses itens não eram entregues ou se eram entregues não eram substituídos, pilhas para a Secretaria Municipal de Saúde e produtos diversos para a secretaria Municipal de Educação.
Vice-prefeito investigado
O promotor Jorge Barreto explica que o vice-prefeito não foi preso, mas o afastamento foi autorizado pela Justiça porque Correia dava anuência ao que acontecia na prefeitura.
“Ele não determinava diretamente um acordo, mas tinha conhecimento. É a mesma situação da secretária municipal de Saúde, ela também tinha conhecimento do esquema”, acrescentou.
O Ministério Público afirma que os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e fraude a licitações. 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.