sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Menina de 4 anos corta cabelo para doar para mãe em tratamento de câncer de mama, em Guarapuava


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação

Uma menina de quatro anos resolveu cortar cabelo para doar para a mãe dela, que está tratando um câncer de mama, em Guarapuava, na região central do Paraná. A criança, chamada Mariana de Campos, surpreendeu a família ao fazer o pedido para os pais. O corte foi feito no sábado (5).
A médica Yisbet Diaz descobriu que estava com câncer em janeiro. Ela fez um autoexame durante o banho e descobriu um caroço em uma das mamas. Os exames apontaram o diagnóstico.
Em um primeiro momento, ela e o marido, o médico Emerson Campos, resolveram não contar para os três filhos sobre a doença.
No entanto, com o tratamento avançando, o cabelo de Yisbet começou a cair. Foi aí que ela teve a ideia de contar para as crianças sobre o câncer de uma maneira diferente. 
"Se eu fosse em um salão, quando as crianças vessem, iriam se assustar muito. Então, eu dei uma tesoura para cada um e falei para eles cortarem o meu cabelo. Fizeram como uma brincadeira, cortaram tudo o que quiseram", disse a médica.
Continua depois da publicidade
Mariana, que é a filha mais nova, disse que quis cortar o cabelo para fazer uma peruca para mãe. O corte foi feito pela cabeleireira Clarisse Amâncio. Ela conta que nunca tinha visto uma criança ter uma atitude como essa.
"Eu achei um gesto bem lindo por parte dela. Já passei por um momento assim com a minha mãe, que teve câncer de mama há dois anos e meio, mas nunca tinha visto de uma criança com a idade dela, tão espontânea", disse Clarisse.
Apoio da família
O médico Emerson de Campos disse que os filhos passaram a apoiar mais ainda a mãe depois de saberem o que é o câncer.
"Ajudaram a cuidar mais da mãe deles, estavam mais presentes. Todo o tempo que ela precisava ficar em repouso, eles ficavam junto com ela. A participação deles foi muito importante", contou.
O oncologista Alexandre França explica que o apoio familiar é essencial durante o tratamento. Para ele, pacientes que são acompanhados por familiares tem menos chances de desistirem do tratamento. 
"A gente percebe que o acolhimento familiar, o amor, a empatia pelo sofrimento do próximo principalmente de uma pessoa amada, faz toda a diferença. O apoio familiar muda completamente o tratamento", explicou.
Yisbet ainda irá passar por sessões de radioterapia. Ela conta que o apoio que tem recebido em casa está ajudando a superar a doença. "É o pilar fundamental para a cura. A fé e a família", disse.
Continua depois da publicidade
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.