terça-feira, 29 de outubro de 2019

Mais um caso suspeito de sarampo é identificado em Irati


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu no início da tarde de hoje, 29, um alerta sobre um novo caso suspeito de sarampo em Irati. Trata-se de um paciente de 39 anos, morador de Irati que esteve em Curitiba na terça-feira, dia 22.
Ele esteve no sábado, dia 26, no restaurante Chaleira Preta entre meio-dia e 13 horas, no Supermercado Cavalin Bora entre 17h30 e 18 horas, e no domingo, 27, na Panificadora Irati entre 12h30min e 14 horas. As pessoas que passaram por estes locais nos dias e horários citados precisam procurar as unidades de saúde para verificar se estão com o esquema vacinal completo. A Secretaria também está entrando em contato via telefone com outras pessoas que tiveram contato com o paciente nos últimos seis dias.
Continua depois da publicidade
O rapaz apresentou os sintomas da doença, que compreendem febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, coriza, dores pelo corpo, tosse e conjuntivite, na manhã de hoje e procurou  imediatamente o Pronto Atendimento Municipal, conforme explica a enfermeira-chefe do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Homiak Fernandes. “Ele teve febre e teve todos os outros sintomas. Hoje (29) ele começou com o exantema, que são as manchinhas vermelhas pelo corpo”, comentou.
“Como ele apresentou os sintomas hoje, temos o prazo de 72 horas para fazermos a verificação da vacinação. Pedimos para a população que esteve nos locais e horários divulgados que compareça em uma sala de vacina com a carteirinha de vacinação para verificar se precisa atualizar o esquema ou se já está com ele completo”, complementou Fernandes.
Não foi possível verificar o histórico vacinal do paciente, uma vez que ele perdeu a carteirinha de vacinação durante a enchente de 2014. Desde então, foram comprovadas apenas as vacinas contra a gripe e a febre amarela, aplicadas em 2018.
Amostras de sangue, urina e secreção nasal do paciente serão enviadas para o Laboratório Central do Estado. O resultado dos exames para confirmação ou não da doença devem sair em aproximadamente 30 dias.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.