quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Líder do PSL na Câmara diz que vai 'implodir' Bolsonaro e chama presidente de 'vagabundo'


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou que vai "implodir" o presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de "vagabundo".
A declaração do deputado consta de um áudio que passou a circular nesta quinta-feira (17), depois de revelado pelo portal R7. Nesta quarta (16), Waldir já havia acusado Bolsonaro de pressionar deputados para destituí-lo da função de líder do PSL e pôr no cargo o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). 
"Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele, eu tenho a gravação. Não tem conversa, não tem conversa. Eu implodo o presidente. [trecho inaudível] Acabou, acabou. Acabou, cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu votei nessa porra, eu andei no sol 246 cidades, no sol, gritando o nome desse vagabundo", afirma Waldir na gravação.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo em uma rede social na noite desta quinta-feira, mas não comentou a crise envolvendo o PSL.
Em áudio revelado nesta quarta-feira (16) pelos sites da revista "Época" e da revista Crusoé, o presidente Jair Bolsonaro fala com um interlocutor e articula o afastamento de Delegado Waldir do posto de líder do PSL na Câmara.
Até a publicação desta reportagem, o presidente não havia se pronunciado sobre o assunto. Na tarde desta quinta-feira, Bolsonaro viajou para Santa Catarina, a fim de participar de evento da Polícia Rodoviária Federal.
Cabe ao líder de bancada, por exemplo, orientar o voto dos deputados conforme os interesses do partido; indicar representantes da legenda nas comissões; e articular com os parlamentares a atuação política no Congresso.
Atualmente, porém, o PSL enfrenta uma crise que envolve o comando da legenda, o Palácio do Planalto e os parlamentares no Congresso.
Desde a semana passada, as alas ligadas a Bolsonaro e ao presidente do partido, Luciano Bivar, travaram uma disputa interna.
A crise começou quando o presidente da República se dirigiu a um apoiador e o pediu para "esquecer" o PSL porque Bivar está "queimado para caramba".
Autor da gravação
O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do grupo de Bolsonaro, diz ter sido o autor da gravação da fala do Delegado Waldir. Ao G1, afirmou ter participado da reunião do grupo de Bivar já com a intenção de gravar a conversa dos adversários.
"Participei da reunião para poder gravar. Fiquei uns dez minutos. Foi uma estratégia nossa, na verdade", disse.
Silveira relatou ainda que chegou a assinar a lista em apoio à manutenção do Delegado Waldir na liderança apenas para dar a impressão ao grupo de que tinha maioria. 
Continua depois da publicidade
"Assinamos a lista do Waldir para que ele tivesse impressão no grupo que tinha maioria absoluta quando não tinham", afirmou.
Disputa pela liderança
O atual líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir, é ligado a Luciano Bivar. Nesta quarta, o líder do governo na Casa, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), ligado a Bolsonaro, anunciou uma lista para tirá-lo do posto e pôr Eduardo Bolsonaro.
Logo em seguida, porém, Waldir conseguiu uma outra lista, para retomar o posto.
Mais cedo, nesta quinta-feira, a Câmara dos Deputados validou a lista que mantém Delegado Waldir na liderança do PSL na Câmara.
Também nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro tirou a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) do posto de líder do governo no Congresso. Joice assinou a lista que devolvia a Waldir a liderança do PSL. 
Relação de Bolsonaro e Bivar
A colunista do G1 e da GloboNews Andréia Sadi informou que Luciano Bivar tem dito a aliados que a relação entre ele e Bolsonaro "não tem volta".
Questionado nesta quarta-feira sobre o assunto, Bolsonaro afirmou que "nunca" teve relação com Bivar. Em seguida, disse que havia feito uma brincadeira.
Luciano Bivar, por sua vez, divulgou um texto nesta quarta afirmando, sem citar nomes, que "interesses pessoais" têm criado "fatos artificiais". 
Ouça AQUI o áudio.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.