quarta-feira, 16 de outubro de 2019

FATO OU FAKE? Navio da Venezuela despejou petróleo no mar para prejudicar o presidente Bolsonaro?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

É verdade que um navio vindo da Venezuela foi flagrado despejando petróleo no mar para prejudicar a reputação do presidente Jair Bolsonaro?
Um vídeo bastante compartilhado nas redes sociais e em grupos do WhatsApp mostra um navio despejando um líquido negro no mar e texto que acompanha as imagens afirma que isso seria um trabalho feito a mando da Venezuela para prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro!
A história se espalhou logo após a detecção de manchas de petróleo nas praias nordestinas, no começo de outubro de 2019 e, em apenas uma das publicações feitas no Facebook – na segunda semana de outubro de 2019 – o assunto já havia alcançado mais de 53 mil visualizações, mas será que isso é verdade mesmo?
Continua depois da publicidade
O vídeo é real, mas não se trata de nenhum serviço de sabotagem da Venezuela contra o nosso presidente.
Procurando nas redes sociais, chegamos a primeira publicação do vídeo (muito obrigado aos membros do nosso grupo no Facebook pela ajuda), feita no Instagram pelo perfil Diz Não ao Paredão em abril de 2019.
Ou seja, as imagens surgiram na web bem anteriores ao vazamento de petróleo detectado nas praias do nordeste do país!
Em nota, o perfil explica que o vídeo foi filmado em Matosinhos – Portugal – e que o navio não estava derramando petróleo no mar e, sim, areia. Os navios estavam realizando obras de dragagem no Porto de Leixões. A dragagem é um serviço de limpeza ou de aprofundamento do fundo de rios e mares e tem o objetivo de melhorar a navegabilidade em áreas próximas a portos.
Em sua página no Facebook, o Porto de Leixões confirmou por meio de uma publicação feita no dia 30 de abril de 2019 as operações de dragagem feitas na área. 
E as crianças assistindo na praia?
No vídeo podemos ver algumas crianças vestidas com camisetas amarelas e acompanhadas de um adulto. Elas são alunas de uma escola de surf portuguesa chamada Linha de Onda
Continua depois da publicidade 
No perfil da escola no Instagram é possível ver com mais detalhes o logotipo da escola no uniforme dos alunos.  
Conclusão
O vídeo mostrando um navio jogando algo no mar não é da Venezuela e tampouco está derramando petróleo nas praias do nordeste para prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro! Na verdade, o vídeo foi gravado em abril de 2019 em Portugal, durante obras de dragagem da área do Porto de Leixões, em Matosinhos!

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.