terça-feira, 29 de outubro de 2019

Bolsonaro admite erro em vídeo com hienas, pede desculpas e promete retratação


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANA PORTAL Imagem: Isac Nobre

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admitiu que errou e se desculpou nesta terça (29) pelo vídeo com hienas e leões publicado em uma rede social na véspera. O conteúdo foi apagado pouco tempo depois, após repercussão negativa.
No vídeo publicado nesta segunda-feira (28), Bolsonaro se compara a um leão acossado por hienas que o atacam. Uma delas representa o STF (Supremo Tribunal Federal).
Outras hienas representam a imprensa, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a ONU (Organização das Nações Unidas), partidos de oposição (como PT e PC do B) e o seu próprio partido, o PSL.
“Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas.
Continua depois da publicidade 
Erramos e haverá retratação”, disse Bolsonaro ao jornal O Estado de S. Paulo durante viagem à Arábia Saudita.
O vídeo provocou reação no STF. O ministro Celso de Mello, decano da corte, disse que a postagem evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.
Segundo Bolsonaro, ninguém percebeu alguns símbolos que apareciam “por frações de segundos” no vídeo. “Depois, percebemos que estávamos sendo injustos, retiramos e falei que o foco são as nossas viagens”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo.
O presidente não respondeu se o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), seu filho, foi o responsável pela publicação do vídeo. O tuíte veio depois de postagens com teor semelhante feitas por Carlos, que já admitiu em outra ocasião publicar nas redes do presidente.
Bolsonaro afirmou que não se pode culpar Carlos, que mais pessoas têm a senha das suas redes e que a responsabilidade era dele. O presidente disse ainda que orientou sua equipe a evitar esse tipo de conteúdo.
Nas entrevistas coletivas em Riad, Bolsonaro se recusa a falar sobre a polêmica. Pela manhã, ele interrompeu uma conversa ao ser questionado sobre a reação do ministro Celso de Mello. No início da noite, logo após voltar de um encontro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, Bolsonaro se aproximou dos jornalistas, mas virou as costas quando foi novamente questionado sobre o assunto.
O presidente interno Hamilton Mourão disse nesta terça não acreditar que tenha sido Bolsonaro a pessoa que publicou o vídeo. Para o general da reserva, a publicação foi divulgada por alguém que “tem acesso à rede social” do presidente. Ele, no entanto, não quis arriscar um palpite.
“Acho que foi alguém que postou. Alguém que tem acesso à rede social dele. Não sei quem. E ele, obviamente quando viu, tirou”, disse.
Continua depois da publicidade
Apesar de Bolsonaro ter pedido desculpas pela publicação, Filipe Martins, assessor da Presidência para assuntos internacionais, insistiu nesta terça-feira, em rede social, na defesa da mensagem difundida pelo vídeo.
“O establishment não gosta de se ver retratado, mas ele é o que ele é: um punhado de hienas que ataca qualquer um que ameace o esquema de poder que lhe garante benefícios e privilégios às custas do povo brasileiro. Isso só mudará quando o Brasil se tornar uma nação de leões”, escreveu Martins no Twitter.
A aposta de aliados do presidente é de que o vídeo exibido na conta de Bolsonaro foi compartilhado por Carlos. A publicação em rede social foi feita no momento em que o presidente entrava numa limusine em Riad, capital da Arábia Saudita, a caminho de um jantar com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. ​
Bolsonaro postou o vídeo em meio às vitórias da esquerda e manifestações de rua em países da América Latina. “Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador… Mais que a vida, a nossa liberdade. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!”, escreveu o presidente.
O vídeo termina com a chegada de outro leão, “conservador patriota”, e com um apelo: “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo”. “Já tem a oposição pra fazer isso!”, dizia o letreiro.
Na montagem publicada, além da Folha de S.Paulo, são identificados como hienas veículos como a TV Globo, a revista Veja, o jornal O Estado de S. Paulo e a rádio Jovem Pan.
A publicação causou mal-estar entre ministros do Supremo. Nos bastidores, alguns ministros classificaram a publicação como infantil e, com ironia, disseram que o governo precisa chegar à vida adulta. ​
No Supremo e no Congresso, a avaliação é a de que, mesmo que tenha sido Carlos o autor da postagem, o presidente precisa pôr um freio no filho.
Também houve resposta dentro do partido de Bolsonaro, o PSL, que está rachado entre congressistas que apoiam o presidente e outros que o veem com ressalvas.
No Twitter, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, reagiu ao vídeo afirmando que “Deus limitou só a inteligência”. “A burrice é ilimitada.”
“Quando um político (ou uma família de políticos) posta um vídeo comparando o PSL -maior partido da base e que mais ajudou o governo- a uma hiena, significa dizer que ele está dispensando os votos e ajuda do partido?”, escreveu ela.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.